
Criado em 2003 e celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é um momento especial para quem atua no comércio e demais setores econômicos de estreitar o relacionamento com seus consumidores, de ampliar vendas e de construir parcerias duradouras. “Hoje, com muita intensidade, essa data é um convite para valorizar quem está no centro de tudo: o cliente. Cada experiência positiva é um passo rumo à fidelização, e cada fidelização fortalece a relação entre marcas e consumidores. O que realmente importa, ao final de cada dia, é a experiência oferecida ao cliente. É ele quem decide retornar a loja e comprar novamente, quando vive uma jornada satisfatória”, ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch.
Esse processo se reforça diante do atual cenário do comércio no Rio Grande do Sul, que após registrar, no primeiro semestre de 2025, crescimento acumulado de 4,2% , superior, inclusive, a média nacional, mostra, a partir de junho, sinais de desaceleração, muito em função do fim dos incentivos disponibilizados no período pós-enchente de 2024.
“Observamos fatores que preocupam os comerciantes gaúchos, especialmente a perda de ritmo, com duas quedas consecutivas no volume de vendas, em maio e junho, além de um crescimento inferior ao verificado no primeiro semestre do ano passado. Fatores como o fim dos benefícios ofertados após as inundações, as altas taxas de juros e a inflação persistente são fatores que têm efeito na economia, afetando a atividade do comércio”, analisa Koch.
Para o dirigente, a perspectiva para os meses seguintes ainda é de manutenção do processo de desaceleração e há possibilidade de que efeitos secundários das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras também sejam sentidas pelo comércio do Rio Grande do Sul.