
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o balanço da Operação Radar, realizada entre os dias 1º e 7 de setembro em Porto Alegre. A maior velocidade registrada foi um flagrante de irresponsabilidade cometido por um condutor de automóvel na avenida Edvaldo Pereira Paiva, a 145 quilômetros por hora, mais que o dobro da velocidade máxima permitida, de 60 quilômetros por hora.
Outros veículos conduzidos em alta velocidade também foram flagrados: um carro, também na avenida Edvaldo Pereira Paiva, a 115 quilômetros por hora; uma moto na avenida Assis Brasil, no sentido interior–Capital, a 105 quilômetros por hora; um carro na avenida Salvador França a 107 quilômetros por hora; outro veículo na avenida Assis Brasil, no sentido Capital–interior, a 104 quilômetros por hora.
Ao todo, foram realizadas 49 operações com radares portáteis, que resultaram na fiscalização de 16.649 veículos em diferentes ruas e avenidas da cidade. Oito dessas abordagens geraram autuações por excesso de velocidade, acima de 100 quilômetros por hora, infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 880,41 e à suspensão do direito de dirigir.
EPTC Transparente
Os pontos de fiscalização com equipamentos portáteis de medição de velocidade são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) do tipo portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e fixo controlador (pardal) está disponível para consulta no portal EPTC Transparente.
Esses locais também são informados no aplicativo Waze, onde aparecem com o ícone de polícia, a descrição radar móvel e a indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos também podem ser consultados nos canais oficiais da prefeitura.
Fonte: Rádio Guaíba