Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Evento reúne lideranças para fortalecer ecossistemas de inovação em Santa Maria

Crédito: Freepik

Santa Maria será sede da segunda edição do ELI Summit RS, evento promovido pelo Sebrae RS com foco na articulação de lideranças que atuam na construção de ecossistemas de inovação. Nos dias 22 e 23 de setembro, o município receberá representantes de universidades, empreendedores, gestores públicos, investidores e instituições de fomento para dois dias de programação voltada ao desenvolvimento territorial por meio da inovação de todo o Estado.

A proposta é promover trocas entre atores que impulsionam soluções a partir das vocações locais. A agenda inclui debates sobre políticas públicas, estratégias de inovação e iniciativas que geram impacto nos territórios. “Cada vez mais, os atores locais têm se unido para construir pontes e transformar seus territórios”, afirma Natalia Canever, gestora de projetos de inovação do Sebrae RS. “O caminho da inovação nunca é solitário. É nas conexões entre empresas, startups, universidades e poder público que surgem as oportunidades capazes de gerar impacto real”, completa.

ARTICULAÇÃO REGIONAL

A escolha de Santa Maria reforça o papel da cidade como polo educacional e de articulação regional. O ELI Summit RS estará conectado ao Santa Summit por meio da Semana da Inovação, ampliando o alcance das discussões e fortalecendo o ecossistema local. Natalia explica que “o ELI Summit RS vem para consolidar o potencial do nosso Estado em apoiar o empreendedorismo, ampliar conexões estratégicas para alavancar negócios rumo a resultados mais grandiosos”.

A programação inclui painéis com debates regionais e estaduais, dinâmicas interativas, que promovem a conexão prática entre os participantes, e apresentações de ecossistemas locais. Entre os formatos previstos estão o Round Table, voltado à troca qualificada entre participantes e mentores especialistas, e o Speed Networking, que estimula conexões ágeis e intencionais entre os presentes. As atividades serão realizadas no Complexo da Gare, na região da Vila Belga.

Entre os nomes já confirmados estão Santiago Uribe, referência internacional em políticas urbanas e ex-diretor de Resiliência de Medellín; Marcus Vinicius Lopes Bezerra, coordenador da Frente de Inovação Territorial do Sebrae Nacional; Jorge Audy, superintendente de inovação da Tecnopuc; Marisa Freitag, gestora de projetos da Companhia de Impacto SA; Michel Couto, articulador do movimento Pacto Alegre e especialista em inovação periférica; Manuela Bruxel, diretora de inovação da Universidade Feevale; e Barbara Gomes, secretária de Inovação de Passo Fundo.

Últimas Notícias