
O presidente Lula gravou o pronunciamento em alusão ao Dia da Independência, que será transmitido neste sábado (6) em rede nacional de rádio e televisão, com recados diretos à crise com os Estados Unidos.
Em cerca de cinco minutos, o presidente defenderá enfaticamente a soberania nacional, com recados ao presidente dos EUA, Donald Trump.
Ele também usará a expressão “traidores da pátria”, para se referir ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem atuado em um esforço para influenciar o governo norte-americano a aplicar sanções a autoridades brasileiras, além de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal por suposta tentativa de golpe de Estado.
A mensagem presidencial também defenderá o Pix, que tem sido criticado pelo governo dos Estados Unidos, foi citado como justificativa para o tarifaço e tem sido alvo de investigação com base na Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana.
Neste ano, o vídeo do pronunciamento foi feito no Palácio do Planalto, quebrando a tradição das gravações no Palácio da Alvorada.
O tema do desfile de 7 de Setembro deste ano, no domingo (7), será “Brasil Soberano” e Lula participará da abertura em Brasília. A Comunicação do Palácio do Planalto tem aproveitado a data para produzir conteúdos em um esforço pelo resgate da camisa do Brasil e das cores verde e amarela, que ficaram associadas à direita e ao Bolsonarismo em eleições anteriores.
Portal R7