
O show “Missioneira – Clássicos do Cancioneiro Gaúcho” comemora os 20 anos de carreira de Valéria Barcellos. A apresentação no Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher (Riachuelo, 1089) tem direção de Jöão Monteiro, direção musical de Clarissa Ferreira e convidadas especiais. Ingressos no site.
O show propõe uma releitura contemporânea de clássicos da música tradicional gaúcha, celebrando a cultura e a memória do RS através da voz e interpretação da cantora, atriz e ativista social Valéria Barcellos. Conhecida por sua expressividade e comprometimento com causas sociais, e seu amor pela terra natal, Valéria apresenta uma abordagem inclusiva e inovadora, unindo diferentes gerações de artistas em apresentações por cidades atingidas pela enchente. A circulação irá passar ainda em Viamão e Esteio e tem financiamento da Lei Aldir Blanc / Pnab – Ministério da Cultura. Governo do Brasil – União e Reconstrução.
Clarissa Ferreira assina a direção musical do show, que terá, além dela no violão, violino e vocais, Ana Matielo, no violão e vocais; Tamiris Duarte no contrabaixo e vocais; Maryane Francescon, no acordeon; e Alexandra Amaral na percussão.
No roteiro da noite, estarão músicas de Berenice Azambuja, Mary Terezinha, César Passarinho, entre outros. “Prenda minha”, “Desgarrados”, “Semeadura”, “Desmamando uma Vaneira”, estão entre os clássicos que Valéria irá cantar. “A inspiração desse projeto veio da vontade de falar da terra onde nasci, Santo Ângelo e das Missões. Da vontade de falar de ‘mulheridade’, de negritude pelo olhar dos Lanceiros Negros”, reflete Valéria Barcellos, que quer levar ao palco cantoras e músicas que reforcem essa realidade.