Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Senna Tower é destaque do Sindustec no RS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: RGB-FG-Empreendimentos_-Senna-Tower_-Fachada-01-scaled.png

Balneário Camboriú segue atraindo os olhares da engenharia e da arquitetura mundial. O Senna Tower, projetado pela FG Empreendimentos para ser o mais alto residencial do planeta, será um dos grandes destaques da 2ª edição do Sindustec, promovido pelo Sinduscon de Pelotas (RS), no próximo dia 3 de setembro.

Reconhecido como um dos principais encontros da construção civil e do mercado imobiliário do Sul do país, o evento traz em sua programação a apresentação do case da FG Empreendimentos, conduzida pelo engenheiro Josué Jr, da Talls Solutions – empresa do Grupo FG – consultoria brasileira que figura entre as poucas do mundo e a única da América Latina com credenciais para atuar em projetos de supertalls, os arranha-céus com mais de 300 metros de altura.

O Sindustec será realizado no auditório do Sicredi, em Pelotas, e se consolida como um espaço estratégico de atualização e networking para profissionais e empresas do setor. A organizadora do evento, Kariza Barros, destaca a relevância da presença de Josué Jr. “É uma oportunidade única de conhecer de perto um empreendimento que figura entre os mais restritos e exclusivos do mundo”, afirma.

INOVAÇÃO

Durante sua participação, Josué Jr vai compartilhar os bastidores do projeto, com foco no conceito arquitetônico e na solução estrutural da torre que ultrapassará os 500 metros de altura. “O Senna Tower é uma estrutura em concreto armado coroada por um elemento metálico no topo. A engenharia está ancorada no uso de materiais de alto desempenho desenvolvidos a partir da produção local de aço e concreto, aliados à expertise internacional aplicada em alguns dos maiores arranha-céus do mundo”, explica o engenheiro.

Entre os diferenciais, estão os outriggers, responsáveis pelo enrijecimento global da estrutura; as fundações Auger Cast de alto desempenho; e a inédita implementação de um Tuned Mass Damper, sistema que garante o amortecimento das oscilações da torre. “Essas soluções consolidam o Senna Tower como um marco de inovação e engenharia estrutural, colocando o Brasil no mapa global dos supertalls”, completa.

Além do case da FG, o Sindustec reunirá outros projetos e palestras de relevância nacional e internacional, como o Kempinski Laje de Pedra, apresentado por Márcio Carvalho, a palestra “Alto Desempenho em Lançamentos”, de Eduardo Sukienik, e a participação de Bianca Ciancaglini com o tema “Smart Living”. A programação inclui ainda a palestra sobre “Transformação Digital” com Rafael Fonseca, da Mappo.

O evento também marcará o lançamento da segunda edição da pesquisa Mercado Imobiliário Local, com dados sobre demanda, estoque de imóveis e preferências dos consumidores de Pelotas e da região da Zona Sul. Com expectativa de reunir mais de 300 participantes, o Sindustec já registra 70% das vagas preenchidas.

Últimas Notícias