
No comparativo 2024-2025 para o período, houve um aumento de 29,84% nas exportações de espumantes brasileiros, de US$ 763 mil para US$ 991 mil, além de um aumento de 20,22% nas exportações de vinhos brasileiros, de US$ 3.7 milhão para US$ 4.5 milhão. Também houve aumento de 21,85% nas exportações gerais de vinho e espumante brasileiro, no mesmo comparativo, de US$ 4.5 milhão para US$ 5.4 milhão. O Instituto de Gestão Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), comemora os dados positivos do setor no primeiro semestre de 2025.
De acordo com o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, o crescimento nas exportações de espumantes e vinhos brasileiros é um reflexo das contínuas ações promocionais do projeto, além do reconhecimento dos rótulos no mercado internacional, que vêm ganhando cada vez mais premiações, e do investimento das vinícolas em estratégias que contemplam o mercado internacional.
Até o momento, o Brasil exporta seus produtos vitivinícolas para 48 países, sendo que 84% das vinícolas exportadoras de espumantes em 2025 pertencem ao Wines of Brazil. “Temos papel fundamental nos resultados, já que boa parte das ações do plano estratégico tem como objetivo o aumento das exportações brasileiras com foco no B2B. Algumas empresas nos relatam que mais da metade dos resultados em exportação provém de alguma forma das ações organizadas pelo projeto”, acrescenta.
PROJETO
O Projeto Imagem, que proporciona imersões em vista a educar jornalistas sobre os vinhos brasileiros, teve como foco as regiões Sudeste e Nordeste no início do segundo semestre. Além de influencers e jornalistas brasileiros, contou com a presença de cinco jornalistas internacionais, vindos da Espanha, França, Luxemburgo, Índia e Uruguai. O destaque ficou com a equipe de Tim Atkin, renomado influenciador internacional no setor dos vinhos, que esteve presente com a representante de sua equipe para América do Sul, Gabriela Zimmer.
Para Romagna, a vinda foi um marco histórico. “A Gabriela ficou encantada com o cenário atual da vitivinicultura brasileira. Trazê-la ao Brasil foi muito significativo pois o interesse no nosso país como produtor tem aumentado. Em épocas passadas, quando o Brasil ainda iniciava no mercado internacional, essa procura era atípica. Entendemos que temos conseguido uma maior expressão mundial e o interesse pela vitivinicultura brasileira tem se tornado cada vez mais presente”, destaca.
Entre as atividades proporcionadas, houve masterclass com degustação guiada exclusiva para os jornalistas internacionais, visitas técnicas nas empresas e vinhedos das vinícolas Góes (SP), Terranova (BA) e Garziera, Rio Sol e Timbaúba (PE), essa última com foco no suco de uva 100%, além de experiências enogastronômicas com comida típica do sertão nordestino.