Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa entrega revitalização da quadra esportiva em escola de Porto Alegre

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Foto-ilustrativa-Brincando-na-Quadra.jpg

O tão aguardado dia chegou! No próximo dia 26 de agosto, Porto Alegre será palco de um evento transformador para a comunidade escolar. A inauguração da quadra da Escola Estadual Cristovão Colombo, no bairro Sarandi, marca o início de uma nova fase para as crianças e adolescentes da região. O projeto Brincando na Quadra, patrocinado pela John Deere, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, promete ir além de um simples espaço esportivo: ele representa uma verdadeira mudança na vida de jovens atletas.

A área da quadra foi completamente reformada. Par O projeto Brincando na Quadra está disponibilizando um piso inovador de plástico polipropileno copolimerizado, que oferece maior conforto térmico e segurança para a prática esportiva. O novo piso também tem sistema de amortecimento de impacto, que reduz em até 20% o risco de lesões. A melhoria incluiu a instalação de equipamentos essenciais, como traves de futsal, tabelas de basquete e traves de vôlei. Essa estrutura inovadora garante um ambiente seguro, acessível e preparado para receber atividades esportivas de alto nível.

“Estamos muito felizes em ver a transformação que a quadra da Escola Cristovão Colombo está proporcionando à comunidade. O Brincando na Quadra não é apenas sobre esporte, mas sobre abrir portas para um futuro mais promissor para essas crianças e adolescentes. Por meio do esporte, conseguimos criar um ambiente de inclusão, aprendizado e, acima de tudo, esperança”, comenta Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.

Após a inauguração, a quadra será aberta à comunidade escolar, com o início das oficinas esportivas no mesmo dia. Durante dois meses, 500 crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de oficinas de basquete, futsal, handebol e vôlei, com o apoio de educadores físicos da cidade. Essas atividades vão incentivar o aprendizado, o trabalho em equipe e a construção de um futuro mais saudável e inclusivo.

Ao final do ciclo de atividades, os alunos participarão de um torneio esportivo, que marcará a conclusão das oficinas e reforçará a importância do trabalho em equipe e da competição saudável. Como parte do legado do projeto, todo o material esportivo utilizado será doado à Escola Estadual Cristovão Colombo, garantindo que a prática esportiva continue ativa por muito tempo.

Últimas Notícias