
A política Nova Indústria Brasil prevê um investimento total de R$ 300 bilhões em financiamentos até 2026, com recursos geridos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para modernizar e digitalizar o setor industrial. A discussão sobre o futuro da indústria nacional ganha espaço estratégico na programação do Future Congress, trilha de conteúdo da 30ª edição do Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina, e um importante hub em soluções para cibersegurança e facilitador da transformação digital.
O painel “Política de Nova Industrialização” acontece no dia 30 de setembro, das 14h30 às 15h45, na Plenária 1, e reunirá nomes influentes do ecossistema industrial e tecnológico para discutir caminhos para o fortalecimento da indústria brasileira, com foco em inovação, sustentabilidade, transformação digital e competitividade global. Com mediação de Israel Guratti, da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o debate contará com a participação de Laércio Cosentino, presidente do conselho da BRASSCOM (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação); Rosilda Prates, presidente da P&D Brasil (Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação); e David de Oliveira Penha, presidente do Conselho Gestor do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações).
O painel abordará temas centrais para o futuro da indústria brasileira, como os instrumentos para a reindustrialização e a modernização do parque produtivo nacional, o fomento à inovação e às tecnologias emergentes, o papel do Estado no financiamento da transição digital e verde, além de incentivos à produção local e à formação de cadeias produtivas inteligentes. A discussão também incluirá a importância da colaboração entre governo, setor privado e academia, e as oportunidades geradas pela transformação digital e pela economia de baixo carbono.
A discussão acontece no contexto do Futurecom, que será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, e reunirá mais de 300 marcas expositoras e 30 mil visitantes.