As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira e este sábado deixaram mais de 2 mil casas inundadas no município de São Lourenço do Sul, na região Sul do Estado. De acordo com a prefeitura, a zona rural registrou acúmulo de 300 mm de chuva, o nível do arroio São Lourenço continua subindo e mais residências devem ser atingidas.
“É preciso que nossa comunidade tenha claro que a água ainda vai subir mais. Nós teremos mais casas que serão inundadas. Tem que se proteger. Tente elevar os seus móveis, tente ir para a casa de um familiar para se proteger naquelas regiões que são de maior risco”, alertou o prefeito Zelmute Marten (PT), em vídeo.
“Tivemos mais de 300 mm de chuvas em regiões da nossa zona rural. Essa água ainda está descendo em direção à nossa cidade. O arroio São Lourenço está com uma correnteza muito forte. Transbordou muito e vai continuar subindo. Nós estamos contabilizando mais de 2 mil residências que foram alagadas. Temos muitas pessoas em situação de desespero, de muita preocupação, que estão perdendo todos os seus móveis novamente”, lamentou.
O prefeito ainda fez apelo para que as pessoas que não se encontram em regiões de risco permaneçam em suas casas, evitam circular em veículos devido ao transbordamento dos leitos para ruas e rodovias e, ainda, aqueles que tiverem suas moradias atingidas busquem abrigo em casas de parentes ou amigos.
Marten relata ainda que está em contato com autoridades estaduais. “Estamos em contato com a Defesa Civil do Estado, com a Defesa Civil nacional, o governador Eduardo Leite (PSD) está conversando comigo, a secretária Arita Bergmann (Saúde) também. Estão enviando apoio para São Lourenço do Sul. A Defesa Civil está chegando com mais pessoas, mais equipamento para colaborar nos salvamos”, disse.
A prefeitura decretou situação de calamidade devido aos alagamento. “Estamos com toda a margem do arroio São Lourenço tomada d’água. É uma situação de muita gravidade. Como as chuvas a partir desse momento estão parando, esperamos que a partir da noite de hoje possamos ter uma situação de maior equilíbrio em relação a elevação das águas na nossa zona urbana, mas vamos permanecer todo dia de hoje em situação de alerta, toda próxima madrugada”, afirmou o prefeito.
Chuva em São Lourenço do Sul
O município naturalmente vive em uma região propícia a alagamentos e 80% das moradias são localizadas em área de risco. “Estamos situação que os esgotos estão começando a subir e entrar nas residências. Nosso município foi instalado em cima de uma região de banhado. Estudos mostram que 80% da nossa zona urbana está em área de risco. Estamos de frente para a Lagoa dos Patos e cortados pelo arroio São Lourenço e pelo rio Carahá”, explicou Zelmute Marten.
Fonte: Correio do Povo