
Um período de instabilidade atingirá o Rio Grande do Sul entre o final desta quinta-feira e o fim de semana. Há um elevado potencial para chuva forte e localmente volumosa, assim como temporais isolados que, em alguns pontos, podem ser fortes a severos. As informações são da MetSul Meteorologia.
Uma intensa corrente de jato em baixos níveis vai transportar ar quente e trazer vento Norte de forte intensidade para várias regiões gaúchas durante a sexta-feira. O avanço do ar quente sobre a atmosfera mais fria formará áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul no final desta quinta, com chuva, raios e risco de granizo isolado, em especial no Oeste, Noroeste e Centro do estado.
Na madrugada e manhã de sexta, a instabilidade atinge grande parte do Rio Grande do Sul com chuva localmente forte, acompanhada de raios e trovoadas, podendo ocorrer temporais isolados de vento e granizo.
Alto risco de granizo
No decorrer da sexta, a instabilidade persiste mais no Sul gaúcho com chuva e alto risco de granizo, mas na maioria das áreas do estado o tempo deve melhorar, com sol e nuvens.
A temperatura terá uma disparada devido à corrente de jato em baixos níveis que provocará vento Norte forte a intenso. Com isso, a tarde será de quente a muito quente em parte do Rio Grande do Sul, em particular no Oeste, Noroeste, Centro e Metade Norte.
Várias cidades podem passar de 30ºC e alguns pontos podem ter marcas perto ou ao redor de 35ºC. O Noroeste terá muito calor e os dados se dividem sobre a Grande Porto Alegre, onde alguns modelos indicam calorão e outros não.
Já no sábado, com a aproximação de uma massa de ar frio que avança do Chile para a Argentina, uma frente fria se organiza e traz chuva desde cedo para pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do sábado, a frente avança pelo Rio Grande do Sul com chuva localmente forte e com risco de vendavais isolados devido ao ar quente na dianteira.
No domingo, a frente ainda traz chuva no Norte e parte do Nordeste gaúcho, mas na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo melhora com sol sob ar seco e frio. O sistema frontal causa chuva na maioria das regiões catarinenses e ainda em parte do Paraná.
Com a instabilidade inicialmente causada por ar quente e depois pela frente fria, chuva com volumes altos é esperada no Sul do Brasil até o começo da semana que vem, com possibilidade de marcas perto e acima de 100 mm.
Onde os ventos devem ser mais fortes
Onde mais deve ventar forte de Norte com a corrente de jato será no Oeste, Centro e no Sul gaúcho, embora se espere que o tempo fique ventoso em outras regiões. Neste tipo de situação, Porto Alegre e a maior parte da região metropolitana não costumam ter vento muito forte, com exceção de pontos perto da Serra como o Vale do Sinos.
Defesa Civil do RS emite alerta
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualizou prognóstico de temporais com rajadas de vento intensas, granizo e chuva intensa para os próximos dias no RS.
Durante a madrugada e a manhã de sexta, o comunicado destaca que temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana (RMPOA), Sul e Litorais Médio e Sul.
A partir do fim da tarde e noite, temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa devem ocorrer no Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro. As rajadas de vento podem superar 90 km/h.
Fonte: Correio do Povo