Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pesquisa revela o que o brasileiro busca em uma hospedagem

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: mulher-jovem-trabalhando-computador-cama-scaled.jpg

Mais do que um lugar para passar a noite, a hospedagem tem papel fundamental na experiência de viagem. Seja pela localização estratégica, comodidades oferecidas ou pelo tipo de acomodação escolhido, a estadia pode influenciar o conforto, a praticidade e até o aproveitamento do destino. Mas o que será que os brasileiros estão priorizando nas suas acomodações este ano?

Com base nas buscas por hospedagem realizadas na plataforma de janeiro a julho de 2025, o KAYAK, principal buscador de viagens do mundo com mais de 10 anos de presença no Brasil, identificou as principais tendências para o ano inteiro. O levantamento aponta desde as categorias de estadia mais procuradas, que vão de 2 a 5 estrelas, até os 15 destinos nacionais com maior crescimento em volume de buscas comparado a 2024. O estudo também revela os tipos de acomodação preferidos pelos viajantes e os filtros mais usados na hora de refinar a escolha, como café da manhã e estacionamento gratuitos.

Hotéis 3 estrelas estão no topo quando se trata de buscas para estadia em viagens domésticas. Eles têm o maior volume de buscas em 2025 na plataforma do KAYAK comparado com o ano passado. Mas quem apresentou aumento nas buscas comparado a 2024 foram as categorias de 4 e 5 estrelas, mostrando que embora hotéis 3 estrelas continuem sendo mais populares por oferecerem um bom equilíbrio entre preço e conforto, há um movimento de brasileiros dispostos a investir em experiências de hospedagem mais sofisticadas.

“Embora a busca predominante dos brasileiros por hotéis 3 estrelas no KAYAK, para viagens domésticas, indique uma preferência por acomodação equilibrada entre qualidade e preço, não podemos deixar de destacar o aumento de 9% nas buscas pelas estadias 5 estrelas. Elas oferecem ao hóspede uma experiência de alto padrão, unindo luxo, conforto e serviço diferenciado. No Brasil, estão distribuídas por diversas regiões, com maior concentração em destinos turísticos populares e capitais”, analisa Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

HOSPEDAGEM

O ranking do KAYAK destaca cidades grandes nas buscas por acomodação, como Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Vitória (Espírito Santo) e Aracajú (Sergipe), mas também alguns destinos mais reservados geralmente buscados para descanso e passeios tranquilos, como Gramado, no Rio Grande do Sul, Paraty, no Rio de Janeiro, e Bertioga, no litoral de São Paulo.

Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Vitória (Espírito Santo), Campinas (São Paulo), Guarapari (Espírito Santo) e Penha (Santa Catarina) se destacam com as diárias mais econômicas do ranking, com os preços médios abaixo de R$300. Já Monte Verde, cidade turística de Minas Gerais e popular entre os casais pelo clima ameno e paisagens montanhosas, tem a diária com o valor mais elevado, custando em média R$553.

Acategoria hotel aparece em primeiro lugar como preferência dos brasileiros por categoria de acomodação em 2025. Apartamento, resort, Inn e hostel vem na sequência como classificações de maior interesse. Para os viajantes brasileiros, os resorts continuam sendo os preferidos por aqueles que priorizam conforto e comodidades no local. Esse tipo de acomodação ocupa o 3º lugar no estudo de 2025 do KAYAK, com um aumento de 21% nas buscas em relação a 2024.

Estadias no estilo apartamento também se destacaram, ocupando o 2º lugar entre as opções mais pesquisadas. Com um aumento de 46% nas buscas em relação a 2024, essa tendência sugere uma preferência crescente entre famílias e grupos de amigos por estadias que ofereçam mais espaço, privacidade e custo-benefício, sem comprometer o conforto.

Últimas Notícias