Com apenas três meses de operação, a primeira planta 100% dedicada ao Lab-to-Lab da Regional Sul do Grupo Fleury, em Porto Alegre, já superou a meta prevista para o pico de produção de 2025. A nova área técnica celebra o protagonismo do Sul do Brasil no atendimento exclusivo aos clientes do Lab-to-Lab da capital gaúcha e interior do estado, encerrando o mês de julho com mais de 650 mil exames processados. A marca ultrapassa assim a projeção do Grupo Fleury para novembro, quando a expectativa para a alta demanda girava em torno de 600 mil exames, no início das operações, em maio.
O investimento de R$ 5,9 milhões integra a estratégia de ampliação da capacidade produtiva do Lab-to-Lab no Sul, que no último semestre recebeu mais de R$ 10 milhões em modernizações, com a planta de Itajaí (SC). Somadas, as duas unidades alcançam capacidade para 55 milhões de exames por ano. Hoje, a planta de Porto Alegre atende um número superior a 500 laboratórios conveniados, em mais de 250 municípios, abrangendo todo o Rio Grande do Sul e parte do Sul de Santa Catarina. A nova estrutura permite processar exames de baixa estabilidade — como hematologia — de regiões que antes não eram atendidas (Porto Alegre e região metropolitana), graças ao tempo máximo de transporte de 6 horas, após o recebimento no núcleo técnico.
“Os resultados em Porto Alegre mostram que a ampliação da capacidade produtiva não é apenas um investimento em infraestrutura, mas uma resposta direta à demanda do mercado. Superar a meta já no terceiro mês de operação em Farrapos reafirma nosso compromisso com a eficiência operacional, qualidade e inovação”, sublinha o diretor da Unidade de Negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Fernando Ramos.
Conectada às principais vias da região metropolitana, a unidade opera com TAT (Tempo de Atendimento Total) médio de 4 a 6 horas, com até 70% dos exames liberados no mesmo dia, após o recebimento das amostras no Núcleo Técnico Avançado (NTA) – uma evolução logística significativa para a região. Com mais de 30 rotas diárias, todos os municípios atendidos têm as amostras recebidas no mesmo dia do recolhimento, beneficiando laboratórios parceiros, pacientes e médicos prescritores, com garantia de maior agilidade na entrega de resultados. A estratégia de aumento de capacidade começou pelo Sul e será estendida a outras regiões do País. “A próxima inauguração já está prevista para São Paulo, ampliando o alcance do serviço e fortalecendo a rede de apoio laboratorial do grupo no modelo Lab-to-Lab”, revela Fernando Ramos.