Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

BMG Foods estreia na EXPOAGAS

Crédito: Divulgação

A BMG Foods (Brazilian Meat Group), um dos maiores grupos industriais do segmento de carnes do Brasil, participa pela 1ª vez da EXPOAGAS, levando degustação de seus principais cortes bovinos da marca Gold Beef e os cortes suínos, produtos temperados e linguiças premium da marca MY Pork. O evento, um dos mais relevantes do segmento, será palco para a empresa apresentar novidades, destacar seus produtos e fortalecer relações comerciais. 

“Nosso objetivo é reforçar nosso relacionamento com a AGAS, com nossos clientes já existentes e buscar novos clientes que ainda não nos conhecem. Vamos aproveitar esse momento para mostrar o tamanho e força do nosso grupo. Temos nosso CD em Porto Alegre que alcança quase todo o Estado do RS, com equipe de vendas e logística próprias, destaca Ricardo Rinaldo, Head de marketing do grupo.

A BMG Foods está em uma fase importante de expansão e profissionalização do negócio. Já atingiu 19 CDs próprios no Brasil e o 20º está prestes a iniciar suas operações em Natal/RN. Buscando acelerar as vendas, a empresa tem procurado cobrir lacunas de mercado com a estratégia de atender bem o mercado e com o mix certo.

“A feira faz parte da nossa estratégia de comunicar mais nossas operações regionalmente, ela proporciona o contato direto com os clientes. Nossa expectativa é divulgar mais nossas marcas, gerar experiência e contar nossa história. Vamos fechar bons negócios e iniciar parcerias de sucesso para reforçar nossa presença nesse mercado, como fazemos em todas as outras regiões que atuamos”, completa Ricardo. Muito populosa, com forte cultura de churrasco e consumo de carnes vermelhas, a região de Porto Alegre é muito relevante e apresenta um ótimo potencial de crescimento para o grupo, sendo o CD, localizado na cidade, um dos primeiros e maiores da empresa. A BMG Foods continuará apostando na região com ações para potencializar ainda mais suas marcas, produtos tanto para o varejo quanto para o foodservice.

Últimas Notícias