Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Cooperativa Vinícola Garibaldi prepara mix focado em negócios para a ExpoAgas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Garibaldi-Vero-Moscatel-Credito-Philogus-2-scaled.jpg

Marca que mais cresce em vendas dentro da categoria espumante no Sul do país, conforme ranking elaborado pela revista SuperVarejo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi ratifica essa posição de destaque durante a ExpoAgas, maior encontro do setor supermercadista do Cone Sul, em Porto Alegre. Entre os dias 19 e 21 de agosto, aproveita para estreitar relacionamentos com compradores e prospectar negócios.  No Rio Grande do Sul, Estado que concentra mais de 40% das vendas da marca no país, a cooperativa apresentará espumantes, lançamentos de sua linha zero álcool e sucos integrais. Uma das novidades da marca presentes na 42ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados, na Fiergs, é o espumante Floratta. Neste ano, a ExpoAgas receberá mais de 570 expositores, com a expectativa de gerar quase R$ 770 milhões em negócios.

Lançamento deste ano, ele traz à tona o conceito do florescer – daí seu nome, do italiano – para promover uma reconexão do homem com a natureza por meio da vitivinicultura. Doce, leve e refrescante, é elaborado com uvas da família Moscato, com protocolo de vinificação baseado em uma única fermentação. De coloração rosa blush, traz aromas com notas de frutas vermelhas, especialmente cereja e framboesa, e um toque de maçã caramelada. No paladar, se pronuncia delicado e cremoso, sendo doce, porém, com equilíbrio entre açúcares e acidez.

As novidades em espumante também estão presentes na linha Vero, direcionada ao público que está começando a se aventurar no mundo das borbulhas: dois Moscatéis, um Branco e o outro Rosé. “O Vero é elaborado somente com um tipo de uva Moscato, a Moscato Branco. Então, tem um caráter mais cítrico e menos floral”, explica o enólogo Ricardo Morari, lembrando que a versão Rosé recebe uma pequena parcela de Moscato Hamburgo para oferecer a cor rosada e os aromas de frutas vermelhas.

Outro destaque é uma versão exclusiva do maior colecionador de medalhas da cooperativa. A marca apresenta o espumante Garibaldi Moscatel em sua edição Grand Or, em alusão à grande medalha de ouro recebida neste ano pelo produto na França, no concurso Citadelles du Vin, em março. A bebida foi premiada com tal deferência ao alcançar 95,25 pontos na avaliação dos jurados internacionais, um grupo formado por 45 especialistas de 21 países, seguindo as rígidas regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Na ExpoAgas, a cooperativa também demonstra sua conhecida veia para dotar o mercado com produtos pioneiros, apresentando o primeiro vinho frisante sem álcool do país. O Relax Alcohol Free é elaborado com uva Moscato e carbonatado artificialmente, apresentando um bom equilíbrio entre frescor e vivacidade, com borbulhas leves e suaves. A nova opção é o sexto produto na linha dos zero álcool da marca. Recentemente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi lançou o primeiro Prosecco brasileiro nesse nicho, o espumante Garibaldi Prosecco Zero Álcool, demonstrando como está atenta para atender a diferentes públicos e aos novos consumidores.

A curva de apreciadores dessas bebidas é crescente. Nos Estados Unidos, conforme a Gallup, a população entre 18 e 34 anos que consome álcool caiu para 62% – há 20 anos, esse índice era de 72%. Os supermercadistas também terão contato com os sucos da cooperativa, todos integrais e nas versões tinto e branco, feitos apenas de uva e nada mais. A bebida é a segunda em faturamento da marca, com cerca de 25% do total. A linha de sucos também contempla produtos orgânicos e biodinâmicos e conta com diferentes tipos de embalagem, em vidro, nos formatos 300ml, 500ml, 1L e 1,5L, e Tetra Pak, em 200ml e 1L.

Últimas Notícias