Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Marcas do interior ampliam presença em Porto Alegre com apoio da Loja Tela

Para pequenas empresas do interior do Rio Grande do Sul, conquistar espaço em Porto Alegre pode parecer um desafio distante. Mas esse cenário começa a mudar com projetos como a Loja Tela, uma vitrine coletiva instalada em um shopping da capital que reúne negócios locais em um ambiente colaborativo e estratégico. Das 23 marcas atualmente em exposição, metade vem de fora da Região Metropolitana.

Um dos destaques é a JaneBeauty Home Care, de Bento Gonçalves. A empresária Jane Gregio, reconhecida na Serra Gaúcha pelos serviços de beleza, desenvolveu uma linha de cosméticos capilares à base de semente de uva, insumo típico da região. A oportunidade de apresentar seus produtos em um novo mercado marcou o início de uma fase de expansão. “Jane entende a importância de testar seus itens fora do seu território de origem e em um ambiente comercial expressivo como esse”, comenta Francine Oliveira Danigno, analista de articulação e projetos do Sebrae RS.

Segundo o Sebrae, o espaço vai além da comercialização: funciona como laboratório de validação, ponto de conexão e ambiente de aprendizado. “Alguns participantes estão amadurecendo a ideia de abrir uma unidade própria em Porto Alegre, enquanto outros aproveitam para testar estratégias, formar parcerias e ampliar seus portfólios, como a JaneBeauty, que, além de ganhar destaque na Loja Tela, acaba de lançar um creme para mãos já disponível para compra no site”, completa Francine.

A troca entre os expositores também é um diferencial. “Mais do que vender, o espaço promove encontros com públicos diversos e estimula a confiança do consumidor”, aponta Daniela Santos Machado, também analista do Sebrae RS. Ela destaca que o ambiente favorece colaborações, criação conjunta de produtos e participação em eventos, tudo impulsionado por metodologias que incentivam o aprendizado contínuo.

Os reflexos da iniciativa já são percebidos nas cidades de origem. A própria JaneBeauty, que vinha ganhando projeção em Caxias do Sul, reformulou sua estratégia após participar da Loja Tela. A empresa inaugurou um novo centro estético com foco na experiência do cliente, incorporando práticas de acolhimento e espaços voltados à integração com outras marcas.

Ao reunir negócios de diferentes regiões em um mesmo espaço, a Loja Tela mostra que a conexão entre interior e capital fortalece o ecossistema empreendedor como um todo, criando pontes, abrindo mercados e promovendo o crescimento em rede. As marcas participantes e mais informações sobre o projeto podem ser acessadas na plataforma oficial: https://telaloja.com.br/

Últimas Notícias