Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Slaviero Hotéis anuncia conversão e chegada a Porto Alegre

Crédito: Divulgação

A Slaviero Hospitalidade, administradora das marcas Slaviero Hotéis, Slim Hotéis e 1/4 UmQuarto, anuncia sua entrada em Porto Alegre com a conversão de um hotel que passou a operar, a partir de 1º de agosto de 2025, sob o nome Slaviero Porto Alegre.  Situado na Rua Comendador Caminha, 42, no bairro Moinhos de Vento — uma das regiões mais valorizadas da capital gaúcha —, o empreendimento agora integra o portfólio da rede como parte do plano de expansão em todo o país.  

Com 95 acomodações amplas e confortáveis, o Slaviero Porto Alegre se destaca pela estrutura voltada tanto ao público corporativo quanto ao de lazer. Os apartamentos oferecem TV de tela plana com canais a cabo, Wi-Fi gratuito, mesa de trabalho, cofre, ar-condicionado e banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo. Algumas unidades contam ainda com vista para a cidade ou para o Parque Moinhos de Vento (Parcão).  

Entre as facilidades disponíveis estão o café da manhã incluso na diária, restaurante, academia, sala de eventos com capacidade para até 150 pessoas, estacionamento e serviço pet friendly. A localização é outro diferencial: o hotel está próximo ao Parque Farroupilha, Estádio Beira-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e à rodoviária da cidade. O Aeroporto Internacional Salgado Filho fica a apenas 7 km de distância. 

EXPANSÃO

Reconhecida pela excelência no atendimento, por endereços estratégicos e por uma oferta pensada para atender a diferentes perfis de viajantes, a Slaviero Hospitalidade reforça ainda mais sua atuação na região Sul, onde já opera 21 empreendimentos em doze cidades. A nova inauguração aumenta para 43 o número total de hotéis, distribuídos por todas as regiões do Brasil.  

“Porto Alegre é um mercado que dialoga diretamente com nossa estratégia de crescimento, por sua diversidade e relevância econômica e turística. A chegada da Slaviero Hotéis à capital gaúcha reforça nosso compromisso em expandir a rede de forma equilibrada, valorizando cada destino em que atuamos”, afirma Diego Soares, diretor de Novos Negócios.  

“Temos como objetivo oferecer um serviço consistente, respeitando as características locais e promovendo experiências e hospitalidade que fortaleçam a confiança dos hóspedes em todas as localizações em que estamos presentes”, complementa Ricardo Nielsen, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Slaviero Hospitalidade. 

Últimas Notícias