Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Atrativos de Nova Petrópolis se unem e lançam passaporte para fomentar o turismo na cidade

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: 20250729_105729-scaled.jpg

Em mais uma iniciativa coletiva voltada ao fortalecimento do turismo em Nova Petrópolis, três importantes atrativos do município se uniram para oferecer uma nova experiência aos visitantes. A Experiência Edelbrau, o Parque Aldeia do Imigrante e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio lançaram, juntos, um passaporte turístico com o objetivo de estimular a permanência dos turistas por mais tempo na cidade e divulgar ainda mais as riquezas locais.

Com o passaporte, o visitante é incentivado a conhecer os três espaços, ampliando sua vivência na cidade. A ação busca não apenas promover os atrativos individualmente, mas criar uma rede de experiências que valorize o turismo como um todo.

A expectativa é de que a visitação aumente em cerca de 10%, refletindo diretamente na economia local. “Muitas vezes o turista chega na cidade e visita apenas um ponto. Com o passaporte, mostramos que há muito mais a ser descoberto. Isso incentiva as pessoas a passarem mais tempo aqui, a almoçarem na cidade, conhecerem outros lugares e até mesmo a considerarem pernoitar”, destacam os organizadores.

Com essa união, os empreendedores acreditam que todos saem ganhando. “Os atrativos, os turistas e, principalmente, Nova Petrópolis se fortalecem como destino turístico no coração da Serra Gaúcha”, finaliza o proprietário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Valmor Heckler.

FUNCIONAMENTO

A cada visita a um dos atrativos, o turista recebe um carimbo no passaporte. Ao completar os três carimbos, a pessoa ganha um kit com duas cervejas especiais da Edelbrau, estilo Pilsen, com rótulos personalizados que trazem imagens e descrições da Experiência Edelbrau, do Esculturas Parque Pedras do Silêncio e do Parque Aldeia do Imigrante. A iniciativa conta com o apoio do Sicredi.

Últimas Notícias