Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Ministro da Previdência entrega veículos a entidade e assina regularização de imóvel em Canoas

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve em Canoas na sexta-feira (8) para a doação de três veículos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) à Ação Social Santa Isabel, instituição com 64 anos de atuação no atendimento a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.

Durante a cerimônia, realizada na sede da entidade, foram entregues dois automóveis Fiat Palio e uma caminhonete Ford Ranger, que serão usados, entre outras finalidades, em atendimentos a crianças vítimas de abuso e violência doméstica.

O presidente da Ação Social Santa Isabel, Everton Alfonsin – conhecido como Caco -, destacou o significado do momento. “Hoje é um dia especial. Essa instituição é 100% apartidária, não aceita doações financeiras e sobrevive pelo trabalho e dedicação. Eu mesmo doei todo o meu patrimônio para cá. Com esses veículos, que recuperamos com pouco mais de R$ 9 mil, poderemos salvar vidas e ampliar nosso alcance”, afirmou.

O ministro Wolney Queiroz ressaltou que a ação segue determinação do presidente Lula para dar destinação social a bens do INSS em todo o país. “É inadmissível que veículos sejam descartados quando podem ser recuperados e usados por entidades que prestam serviços essenciais. Quero levar esse exemplo para outras superintendências e replicar essa boa prática. Fico sensibilizado ao ver pessoas que dedicam suas vidas ao próximo, e isso nos inspira a continuar fortalecendo a função social da Previdência”, disse.

No mesmo ato, foi assinada a regularização do imóvel do INSS localizado na rua Teixeira de Freitas, 70, no Centro, que há anos abriga o Posto de Saúde da Mulher, conhecido como Unidade de Saúde do Avião. O ministro, junto com o prefeito Airton Souza, formalizou a autorização para a transferência definitiva ao município.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que as entregas representam mais que patrimônio. “Não são apenas três veículos que estão sendo entregues, são ajudas a vidas. É gratidão o que sentimos hoje”, declarou.

Já o prefeito Airton Souza falou sobre o enfrentamento da cidade às consequências das enchentes do ano passado e ressaltou a importância do recebimento definitivo do prédio. Ele agradeceu, ainda, ao INSS e destacou sua relevância para o país. “Essa instituição que é tão importante para a vida de todos os brasileiros, de todas as famílias, que em algum momento passam ou vão passar pela assistência do INSS”, pontuou.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas os deputados federais Pompeo de Mattos e Luiz Carlos Busato, além de lideranças locais, representantes de forças de segurança e profissionais que atuaram junto à Ação Social Santa Isabel.

A Ação Social Santa Isabel abriga atualmente 50 idosos — muitos sem familiares — e atende 60 crianças. Durante as enchentes, a instituição recebeu e distribuiu mais de 970 toneladas de alimentos para famílias de Canoas e municípios vizinhos.

Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo

Últimas Notícias