Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Guia de Sabores Únicos do RS ganha segunda edição

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Guia-de-Sabores-Unicos-do-RS-scaled.jpg

Grande oportunidade para produtores locais ganharem visibilidade junto a restaurantes, chefs, delicatessens, mercados especializados e compradores em busca de experiências autênticas e inovadoras, o Guia de Sabores Únicos do RS ganha sua segunda edição, que recebe inscrições até o dia 10 de agosto. A iniciativa é parte do projeto Alimentos Brasileiros Diferenciados, desenvolvido pelo Sebrae com o apoio do Sebrae RS, e tem como foco promover o acesso dos pequenos negócios a novos mercados por meio da valorização da produção regional, artesanal e inovadora. A participação no guia reforça o compromisso com qualidade, identidade local e potencial de escala.

A atuação do Sebrae RS nas cadeias produtivas de alimentos e bebidas busca transformar o estado em referência nacional em produtos de alto valor agregado, com iniciativas que vão da tecnologia (Agritechs e Foodtechs) à expansão de mercados, passando por certificações, franquias, presença digital e internacionalização. “Ao apoiar a formalização e o fortalecimento dos pequenos negócios, o Sebrae RS estimula a geração de renda, o desenvolvimento sustentável das regiões e a valorização da diversidade produtiva do Rio Grande do Sul”, detalha o especialista de A&B do Sebrae RS e responsável pelo projeto, Roger Klafke.

Resultados da primeira edição

Salete Arruda da Silva, proprietária da Orgânicos Mariani, comenta a participação na primeira edição do Guia. “A presença trouxe diversos benefícios. Ela nos proporcionou uma grande oportunidade de destacar nossos produtos, especialmente o vinho bordô seco orgânico, para um público mais amplo e interessado em sabores autênticos e produtos mais saudáveis”.

Ela explica que conseguiu fortalecer a marca da empresa, aumentar a visibilidade e o faturamento, além de valorizar a tradição familiar e o compromisso com a agricultura sustentável. “A participação nos ajudou a consolidar nossa presença no mercado local e regional, atraindo novos clientes que buscam produtos naturais e responsáveis”, relembra.

Por fim, Salete detalha que os resultados foram positivos, com um aumento na procura pelos produtos e maior reconhecimento pelo esforço em oferecer alimentos saudáveis. “Essa experiência também nos motiva a continuar trabalhando e aprimorando nossos produtos e processos, sempre pensando em levar o melhor da agricultura orgânica para nossos consumidores”, comemora.

As inscrições para a segunda edição do Guia de Sabores Únicos do RS podem ser feitas pelo site  https://forms.gle/LLvY3LPUWqxYmw5o8

Últimas Notícias