
A capital gaúcha será sede de evento inédito que promete estreitar os laços entre inovação e gestão pública. O Demoday Impacta POA acontecerá no dia 8 de outubro, das 8h30min às 12h, no Café Coworking do Tecnopuc, reunindo startups, negócios de impacto socioambiental, representantes do poder público, universidades e organizações da sociedade civil em uma manhã de apresentações desses negócios.
A proposta é aproximar quem entrega soluções inovadoras de quem pode aplicá-las diretamente nas políticas públicas e serviços que impactam positivamente na vida das pessoas. O evento é uma iniciativa da Coalizão pelo Impacto, movimento nacional que atua na articulação de ecossistemas para o fortalecimento de negócios de impacto, em parceria e Biznes Consultoria.
Durante o evento, 16 negócios com foco em impacto socioambiental terão a oportunidade de apresentar soluções para uma banca formada por representantes do poder público e especialistas do ecossistema de impacto e inovação.
As soluções apresentadas abordarão desafios em áreas como:
- Mobilidade urbana
- Gestão de resíduos sólidos
- Educação ambiental
- Saúde e bem-estar
- Habitação e urbanismo
- Energia renovável
- Inclusão social e acessibilidade
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fundamentada em marcos regulatórios como o Marco Legal das Startups e a Nova Lei de Licitações. Esse enquadramento proporciona mais segurança e confiabilidade às contratações públicas, ao mesmo tempo em que promove inteligência estratégica voltada ao desenvolvimento sustentável e à construção de cidades resilientes.
Porto Alegre já conta com um ecossistema vibrante de inovação, com universidades, hubs tecnológicos e iniciativas empreendedoras consolidadas. Mas o grande desafio continua sendo a conexão entre essas inovações e a sua democratização para toda a sociedade, renovando a importância do protagonismo (ou participação/apoio) do setor público nesta iniciativa.
O Demoday Impacta POA surge para encurtar essa distância, gerando oportunidades reais de contratação pública, parcerias estratégicas e visibilidade para soluções que podem transformar a vida nas cidades.
Público-alvo do evento:
- Secretarias municipais e estaduais
- Startups e negócios de impacto
- Organizações da sociedade civil
- Universidades, centros de pesquisa e hubs de inovação
- Agentes de fomento e investidores públicos/privados