A expectativa para o Dia dos Pais deste ano é positiva para a maioria dos bares e restaurantes gaúchos. De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no RS), 61% dos empresários acreditam que irão faturar mais na data em comparação com o mesmo período no ano passado. A maior parte destes (44%) projeta um aumento de até 10%, enquanto 7% esperam crescer entre 11% e 20%, 5% entre 21% e 30%, e outros 5% estimam um crescimento acima de 30%.
Mesmo com o otimismo da maioria, uma parcela significativa do setor ainda mantém cautela: 36% dos estabelecimentos projetam estabilidade em relação ao ano anterior, enquanto 2% preveem queda e o 1% restante não operou no período. Por outro lado, os dados mostram uma recuperação gradual – em junho deste ano, 53% dos negócios encerraram o mês com lucro, 26% registraram estabilidade e 21% operaram no prejuízo.
A leitura da Abrasel é de que, embora ainda distante do ideal, o setor dá sinais de recuperação. “Apesar da leve melhora na lucratividade, a saúde financeira dos estabelecimentos de alimentação fora do lar no Rio Grande do Sul continua sob pressão”, afirma Leonardo Dorneles, presidente da Abrasel no RS. “A projeção de que 61% das empresas faturem mais no Dia dos Pais é um sinal positivo. As datas comemorativas são cruciais para a injeção de recursos e a manutenção das operações”, completa.
A inflação, no entanto, segue sendo um dos principais entraves para o setor. De acordo com a pesquisa, 32% dos empresários não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses. Já outros 62% conseguiram repassar aumentos, mas abaixo ou no mesmo patamar da inflação. Enquanto apenas 6% conseguiram subir os preços acima do índice inflacionário no período.