
Com a realização de ato político duplo, o governador Eduardo Leite programou atividade para hoje em Lajeado. Ao mesmo tempo em que abrirá o 2° semestre letivo da rede pública estadual, promoverá evento no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, recuperado após ser atingido por enchente. Participam da celebração do retorno das aulas, às 9h, as secretárias estaduais de Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte.
Conhecido como Colégio Castelinho, o prédio escolar – instalado na rua Bento Gonçalves, 291, no Centro de Lajeado – teve instalações e equipamentos gravemente atingidos pelas cheias, em setembro de 2023 e maio de 2024. Os danos levaram à transferência temporária dos trabalhos para salas locadas na Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Com a decisão de manter a tradicional escola no mesmo local, o governo iniciou, então, a reforma geral do prédio, sendo dividida em três fases. A conclusão da 1ª fase está permitindo a retomada letiva na escola. E as intervenções em curso são focadas na resiliência, frente a eventos meteorológicos adversos. Conforme o governo, o investimento total é de R$ 2,6 milhões.
O Castelinho tem mais de 800 alunos, é o maior da rede pública estadual em Lajeado e um dos maiores do Vale do Taquari.
Educação Profissional
Até hoje (4/8), apenas os estudantes que fizeram a pré-inscrição na rede estadual em cursos Técnicos e Curso Normal – Aproveitamento de Estudos devem efetivar a matrícula presencialmente na escola onde solicitaram a vaga. A Secretaria da Educação (Seduc) alerta que é obrigatório para garantir ingresso no 2° semestre letivo.
Rede Municipal/POA
Mais de 69 mil alunos das 100 escolas próprias e das 221 parceiras da rede municipal de Educação de Porto Alegre retomam as atividades nesta segunda-feira (4/8), após o recesso de férias. O prefeito Sebastião Melo e o secretário Leonardo Pascoal acompanharão a abertura do 2° semestre letivo/25, às 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, no bairro Bom Jesus. E à tarde, o titular da Secretaria de Educação (Smed) estará na Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Sarandi.