O sábado, 2, é marcado por virada no tempo no Rio Grande do Sul. Na madrugada e no decorrer do dia municípios da Central, Campanha, Oeste e Sul gaúcho registraram estragos devido a rajadas de ventos acompanhados de temporais, inclusive com registro de queda de granizo em algumas localidades.
A tendência é de que a instabilidade continue no decorrer deste fim de semana no território gaúcho. Na tarde de hoje, a Defesa Civil emitiu alertas meteorológicos nas redes sociais. De acordo com os avisos, ainda neste sábado e no domingo, 3, o Estado deve ter mais temporais, acompanhados de chuva, raios, queda de granizo e ventos fortes.
O órgão estadual explica que o avanço de uma frente fria, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, favorece a ocorrência de temporais com chuva moderada a forte, acompanhada por raios, além de temporais com queda de granizo.
Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar aos 60 mm/dia na região Central, parte do Sul e Costa Doce. Já no Nordeste e Extremo Sul do Estado, não são esperados volumes significativos de chuva. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associadas aos temporais.
Contudo, a Defesa Civil informou que entre entre o fim da tarde de hoje e a madrugada do domingo as cidades e áreas próximas de Alegrete, Itaqui, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, Jaguari, Santiago, São Francisco de Assis e São Pedro do Sul as rajadas de vento podem atingir 100 km/h.
A orientação é para que a população abrigue-se e mantenha-se protegida, longe de árvores, placas, postes, fios ou postes caídos. Em caso de emergência, a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Brigada Militar (190).
Mais instabilidade no domingo
Os gaúchos devem manter a atenção no domingo. Segundo a Defesa Civil, o avanço da frente fria mantém o tempo instável em boa parte do Estado, provocando chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associadas aos temporais.
Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio e Norte, Serra, Nordeste e Norte. No Centro e parte dos Vales, os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo alcançar pontualmente os 100 mm/dia nas Missões e Noroeste.