Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gerdau está com inscrições abertas para o Programa Aprimorar

Crédito: Divulgação

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com o Senai, está com inscrições para o Programa Aprimorar nas cidades de Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS). A iniciativa oferece capacitação profissional gratuita com o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento e qualificação para quem deseja atuar na indústria, além de gerar benefícios concretos para as comunidades locais.

Há 20 vagas disponíveis para cada turma e as oportunidades são destinadas a pessoas com interesse nas áreas de Siderurgia e Mecânica. Os alunos que concluírem o curso passarão a integrar um banco de talentos do projeto, que é considerado em processos seletivos futuros da Gerdau, ampliando as possibilidades de inserção profissional após a formação. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. As inscrições devem ser feitas pelo site correspondente a cada cidade – Charqueadas e Sapucaia do Sul ou pelos telefones (51) 3904 2615 e (51) 3904-2660. 

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e contribuir para o fortalecimento do mercado de trabalho local, promovendo oportunidades de geração de renda e desenvolvimento sustentável. Por meio de cursos presenciais, a parceria é um meio de incentivar uma primeira imersão na cultura e no ambiente empresarial.

De acordo com Paulo Boneff, líder global de Responsabilidade Social da Gerdau, o Programa Aprimorar é uma excelente iniciativa de qualificação para o mercado de trabalho e uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.  “Buscamos colaborar com a capacitação de pessoas que residem nas regiões onde estamos presentes, proporcionando mais perspectivas de futuro, emprego e renda por meio da educação. Além disso, o programa estimula o desenvolvimento profissional e movimenta a economia regional”, afirma o executivo.

Serviço – Iniciação Profissional em Fundamentos da Mecânica – Charqueadas (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 4 a 5 de agosto

Número de vagas: 20

Endereço: Av. Piratini, 548 – Centro.

Contato: (51) 3904 2615

Turno: Noite

Serviço – Aperfeiçoamento em Manutenção em Sistemas Eletroeletrônicos Industriais  – Charqueadas (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 6 a 16 de agosto

Número de vagas: 20

Endereço: Av. Piratini, 548 – Centro.

Contato: (51) 3904 2615

Turno: Noite

Serviço – Iniciação Profissional em Fundamentos da Eletricidade  – Sapucaia do Sul (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 8 a 10 de agosto

Número de vagas: 20

Endereço: Rua José de Alencar, 329 – COHAB

Contato: (51) 3904-2660

Turno: Noite

Serviço – Aperfeiçoamento em Auxiliar de Eletricista  – Sapucaia do Sul (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 15 a 23 de agosto

Número de vagas: 20

Endereço: Rua José de Alencar, 329 – COHAB

Contato: (51) 3904-2660

Turno: Noite

Serviço – Aperfeiçoamento em Auxiliar de Produção  – Sapucaia do Sul (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 25 de agosto a 8 de setembro

Número de vagas: 20

Endereço: Rua José de Alencar, 329 – COHAB

Contato: (51) 3904-2660

Turno: Noite

Serviço – Aperfeiçoamento em Operação de Subestações  – Sapucaia do Sul (RS)

Para realizar sua inscrição, acesse.

Período: 29 de setembro a 18 de outubro

Número de vagas: 20

Endereço: Rua José de Alencar, 329 – COHAB

Contato: (51) 3904-2660

Turno: Noite

Últimas Notícias