Uma pesquisa da fintech meutudo revela que o lucro do FGTS — percentual do saldo do trabalhador no Fundo de Garantia distribuído anualmente — pode representar um reforço no orçamento de milhões de brasileiros. Segundo o levantamento, 65% dos que esperam receber o valor em 2025 afirmaram que a prioridade será quitar dívidas. As mais citadas foram cartão de crédito, empréstimos e contas em atraso.
O estudo também aponta que 51% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o lucro do FGTS. E mesmo entre os que conhecem o benefício, 39% ainda não sabem como sacar o dinheiro. “O dado reforça o papel social que o lucro do FGTS pode cumprir. Quando o trabalhador tem um saldo significativo, esse rendimento pode representar um alívio financeiro real, especialmente em momentos de aperto”, destaca Márcio Feitoza, CEO da meutudo.
Outros dados do levantamento mostram que 58% acompanham a data de liberação do lucro; 77% dos que já receberam afirmam que o valor fez diferença no orçamento; e 42% já receberam mais de R$ 300 em anos anteriores. A pesquisa também identificou que 34% dos trabalhadores já optaram pelo Saque-Aniversário, e 24% declararam ter antecipado valores dessa modalidade — prática que permite o acesso antecipado a uma parte do saldo do FGTS mediante contratação de crédito.
“Quando o trabalhador entende seus direitos e conhece as possibilidades disponíveis, consegue tomar decisões mais conscientes. Em alguns casos, modalidades como a antecipação podem ser alternativas mais vantajosas em relação a outros tipos de crédito, principalmente por envolverem taxas mais baixas e não comprometerem a renda mensal”, complementa Feitoza.