Um dia marcado por música, atividades e refeições especiais celebrou o Dia dos Avós, comemorado neste sábado, dia 26, no Asilo Padre Cacique. Com a ideia de valorizar a importância dos avós e o cuidado com os idosos, a ação aconteceu até o final da tarde na sede da instituição, localizada no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, reunindo moradores, voluntários e colaboradores.
A programação contou com apresentações de saxofonista e Coral da Policlínica, que cantaram canções dos anos 70 e 80. Também, palestras com psicólogos e de dinâmicas e rodas de conversa trataram da saúde mental na melhor idade. O cardápio teve café da manhã colonial e almoço com culinária diversificada.
O evento é realizado anualmente, conta Daniel Gericó, recreacionista do asilo. “Nós temos tantos idosos em nossa casa que é o desejo dela, abraçar esses idosos, e as famílias sempre nos visitam, mas o simbolismo que o dia 26 de julho tem é de suma importância pra gente, porque a gente consegue abraçar eles e muitos que não têm mais netos, nem filhos ou não tiveram, né? Ao longo da sua caminhada”, conta. “Nosso intuito com esse dia é poder proporcionar um dia diferente, um dia alegre, um dia em que eles não se sintam sós”, complementa.
Marinho Oscar Von Muhlen, de 81 anos e morador do asilo há dois anos e meio, contou que o que mais gostou do evento foi a palestra com os psicólogos. “Foi muito interessante, e fiquei, inclusive, muito realizado”, reconhece.
Quando ele chegou no asilo, sentiu falta de um psicólogo. Criou até uma atividade, chamada “Brincar de viver”, em que conduzia reuniões dominicais para contar piadas, cantar e cada morador contar a sua história de vida. Marinho, que já foi professor e funcionário da Ufrgs e até vereador, afirma que já viveu muitas histórias na sua vida, e está até escrevendo um livro para contar todas elas.
O asilo conta, em média, com 100 idosos, que têm atividades de recreação e até bingos e roda de samba. A entidade conta com doações, que podem ser realizadas via PIX usando o CNPJ 92.978.139/0001-22 (confira o nome da instituição na confirmação). Outras formas de contribuir estão disponíveis no site. Os donativos podem ser entregues na sede do asilo, na Avenida Padre Cacique, nº 1178, todos os dias, das 7h às 20h.