
Parlamentares governistas querem investigar operações financeiras suspeitas ligadas ao anúncio do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. A intenção é criar uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) no Congresso Nacional.
A estratégia foi anunciada pelo líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), na quarta-feira (23), e cita movimentação suspeita de R$ 6,6 bilhões no dia 9 de julho, horas antes do anúncio das taxas de 50%.
“Bilhões foram movimentados na bolsa de valores brasileira, em operações atípicas e suspeitas realizadas com informações privilegiadas, poucas horas antes do anúncio oficial do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. Acende um grave alerta sobre a existência de uma aliança internacional de ataque à soberania do Brasil”, afirma o deputado.
Para tentar emplacar o grupo, será necessário o apoio mínimo de 171 deputados e 27 senadores. A coleta de assinaturas será iniciada formalmente em agosto, depois do recesso parlamentar.
Se alcançar a margem e for formalizada, o tipo de CPI será instalada automaticamente após leitura do pedido em uma sessão do Congresso. A investigação, segundo Lindbergh, será voltada para analisar o início das operações financeiras e apurar se houve crime.
“O objetivo será apurar em profundidade a origem das operações financeiras realizadas às vésperas das sanções, identificar eventuais crimes financeiros e de traição à pátria, e expor os vínculos entre operadores do mercado e agentes políticos ligados ao bolsonarismo e à extrema direita internacional”, afirmou.
Tarifaço de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o aumento de tarifas de exportação do Brasil em 50%, a partir de 1º de agosto. A decisão foi apresentada em uma carta virtual ao Brasil, questionando a Justiça e a condução do governo Lula.
A previsão de tarifas passou a ser negociada, com a criação de um comitê do governo federal e envio de uma nova carta a Trump, mas ainda não houve resposta dos Estados Unidos. Uma comitiva de senadores viajará aos país, na próxima semana, em tentativa de abrir canais de diálogo com representantes políticos e empresários norte-americanos.
Portal R7