Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tinta antibacteriana é destaque da Brasilux na Construsul

A Brasilux Tintas, um dos principais grupos fabricantes de tintas do Brasil, marca presença na 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção, realizada até 25 de julho, em Porto Alegre. O grande destaque da Brasilux para a edição é o relançamento da tinta Brasiplus ProtectMax, com nova fórmula aprimorada e novos atributos que elevam o nível de proteção e performance. Desenvolvida com tecnologia de ponta, a tinta acrílica da categoria premium possui ação antibacteriana, que elimina até 99,9% de bactérias, mofos e fungos, sendo ideal para ambientes que exigem cuidados especiais com saúde, higiene e durabilidade.

“Essa reformulação chega para reforçar nosso compromisso com qualidade e inovação. A nova Brasiplus® ProtectMax entrega proteção superior, acabamento de alto padrão e praticidade no dia a dia, tornando-se uma excelente opção para quem busca mais conforto e segurança dentro de casa”, afirma Kelly Diniz, presidente do Grupo Brasilux.

Disponível nas versões fosco, semibrilho e semiacetinado, o produto é indicado para ambientes internos com maior exposição à umidade ou necessidade de limpeza constante, como quartos, banheiros, cozinhas, lavanderias, clínicas, hospitais, restaurantes e garagens. Sua alta lavabilidade e resistência garantem paredes bonitas e protegidas por muito mais tempo.

ESPAÇO

Durante os quatro dias da feira, os visitantes que passarem pelo estande da Brasilux poderão participar de uma série de ações interativas como a roleta “Girou, Ganhou”, com brindes exclusivos e também concorrer a um sorteio especial no último dia de evento, com prêmios como pistola de pintura, lixadeira, air fryer e micro-ondas. Haverá ainda demonstrações ao vivo de aplicação e desempenho do portfólio da marca, além de uma parede com placas reais e amostras móveis para que os profissionais do setor possam ver, tocar e comprovar na prática a qualidade e o acabamento das soluções Brasilux.

“A Construsul é uma excelente vitrine para apresentarmos nossas soluções de forma prática e direta ao público técnico e especializado. Além disso, nosso estande foi pensado para oferecer uma experiência completa e dinâmica aos visitantes”, reforça o gerente de marketing da Brasilux, Felipe Blanco.

Últimas Notícias