Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae RS abre inscrições para imersão internacional na Alemanha

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Cursos01-scaled.jpg

Estão abertas até 22 de agosto as inscrições para a Medica 2025, evento global voltado à saúde e tecnologia médica, que será realizado de 15 a 23 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha. A iniciativa do Sebrae RS levará empresários da cadeia da saúde em busca de atualização profissional, conexões estratégicas, geração de negócios e contato direto com as principais tendências do setor.

A programação inclui visitas técnicas, acesso à feira e atividades desenvolvidas para aproximar os participantes de fornecedores internacionais e soluções aplicadas em diferentes contextos. A proposta é reunir empreendedores de segmentos variados na indústria, comércio e serviços da cadeia da saúde em uma jornada que combina conteúdo, networking e oportunidades concretas de negócios com players globais.

Reconhecida como a maior feira médica B2B do mundo, segundo dados da organização oficial e entidades do setor, a Medica reúne mais de 5 mil expositores de 72 países e cerca de 80 mil visitantes. Seus principais focos incluem diagnóstico, tecnologias de imagem, soluções digitais, equipamentos hospitalares, saúde móvel, fisioterapia, ortopedia e consumíveis médicos. “É uma oportunidade única para empresários de micro e pequenas empresas acessarem o que há de mais atual em tecnologia médica e observarem de perto como os grandes players do setor operam”, destaca Ana Paula Rezende, analista de competitividade setorial da saúde e bem-estar do Sebrae RS.

Segundo Ana Paula, o programa foi desenhado para gerar impacto direto nos negócios dos participantes, com resultados esperados como a formação de novas parcerias, contato com tecnologias de aplicabilidade real e ampliação das relações com o mercado internacional. A agenda inclui visitas guiadas dentro da feira aos principais estandes e clusters alemães, além de encontros externos com empresas, startups e instituições de referência.

Os participantes contarão com apoio técnico antes, durante e após a viagem. “Além de organizar e acompanhar a imersão, o Sebrae RS auxiliará os empresários na aplicação de melhorias inspiradas na experiência internacional”, explica a analista. O perfil buscado são micro e pequenas empresas da área da saúde – da indústria, comércio ou serviços -, preferencialmente integrantes de projetos já acompanhados pela instituição.

O investimento total é de dez parcelas de R$ 1.699,00, já com subsídio de 30% para empresas do Rio Grande do Sul. O pacote inclui passagem aérea, hospedagem, seguro-viagem, ingresso para a feira, traslados e programação completa com acompanhamento técnico. As vagas são limitadas.

Últimas Notícias