
As obras para a implementação da terceira faixa do viaduto da Metrovel, no km 265, na BR 116, em Canoas, junto à avenida Inconfidência, está com 35% do projeto executado, segundo confirmou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta semana. Atualmente os trabalhos estão na etapa de execução das estacas de fundação do muro de contenção, dos blocos e pilares do viaduto e das vigas e lajotas pré-moldadas, e ainda se concentram na avenida Getúlio Vargas.
Para que os serviços sejam feitos com segurança e celeridade, foi necessário o bloqueio do trânsito no primeiro retorno (sem semáforo/siga livre) para aqueles motoristas que seguem de Canoas pela avenida Getúlio Vargas e deslocam em direção à Novo Hamburgo. A interrupção do tráfego ocorre pelo período de aproximadamente seis meses.
As próximas etapas do projeto, segundo aponta o Departamento são a continuidade dos serviços de demolição dos guarda-rodas extremos na pista no sentido interior-capital. Os recursos para o alargamento das pistas de rodagem, que vai passar de duas para três faixas de rolamento nos dois sentidos, foram liberados pelo governo federal com o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.
Não houve novos aditivos para o projeto. A previsão de conclusão da obra é para março de 2026. Conforme o Dnit, também está prevista a instalação de iluminação e divisórias de pistas no local. Esta é uma importante obra de intervenção em um ponto crucial da BR 116 que, depois de concluída, vai melhorar o fluxo e dar maior fluidez no trecho. Todas estas obras integram o Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR 116.
Os motoristas que trafegam pelo local enfrentam congestionamentos e lentidão diariamente, devido aos estreitamentos de pista. Por isso é necessário ter além de paciência, muita cautela e atenção redobrada.
*Fernanda Bassôa/Correio do Povo