Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prêmio Empreendedorismo Feminino da Microempa tem inscrições até o dia 15

A 8ª edição do Prêmio Empreendedorismo Feminino da Microempa tem como tema central “Mulheres que Inspiram” e está com as inscrições abertas até o dia 15 de julho (próxima terça-feira). A atividade é organizada pelo Núcleo Setorial Empreendedoras da entidade com o objetivo de proporcionar experiências enriquecedoras para cada candidata, focando em ações que promovam a troca de conhecimento entre as profissionais e a consequente evolução dos seus negócios.

Na edição 2025 a novidade é o evento “Conexões que Inspiram”, um dia inteiro de conteúdo relevante que será ofertado às candidatas dividido em três momentos: “Imagem, Corpo e Mente: pilares da empreendedora de sucesso”; “Multiplique seu Negócio, Multiplique suas Possibilidades”; e “Mulheres que Constroem: A Jornada Técnica para Mulheres que Empreendem com Visão”. Essa programação ocorrerá no dia 26 de setembro, na sede da Microempa.

Criado em maio de 2017, o Núcleo Setorial Empreendedoras tem como missão conectar profissionais e impulsionar o desenvolvimento empresarial por meio de cursos, oficinas e eventos, com foco na valorização das mulheres empreendedoras. Entre as principais iniciativas está o Prêmio Empreendedorismo Feminino, que reconhece mulheres que se destacam no cenário empresarial.

“Mulheres que Inspiram”

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site até o dia 15 de julho mediante o preenchimento da ficha de inscrição e da apresentação de um vídeo onde a empreendedora contará sua história no mundo dos negócios. No mesmo site é possível acessar o regulamento.

O público-alvo consiste em mulheres empreendedoras, com mais de 18 anos, que sejam proprietárias, sócias ou administradoras de microempresas, empresas de pequeno e médio porte e empreendedoras individuais, bem como profissionais liberais, desde que registradas na sua categoria, associadas ou não à Microempa.

Serão premiadas duas mulheres: a empreendedora melhor avaliada pela Comissão Julgadora; e a Empreendedora Destaque, que será escolhida por voto popular no site do prêmio. O resultado do julgamento da Comissão Julgadora e da votação será apresentado no dia 12 de novembro, em evento no Espaço Nobre, em Caxias do Sul. Além disso, todas as candidatas inscritas terão 50% de desconto nas atividades do Núcleo de Empreendedoras da Microempa por um ano (11/06/2025 a 10/06/2026).

Últimas Notícias