A Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) entregou o título de Cidadão de Porto Alegre para Alexandre Saltz, atual procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu no Plenário Otávio Rocha, lotado de autoridades, familiares e amigos.
O vereador Moisés Barboza, autor da proposição aprovada por unanimidade, elogiou a “trajetória, a lisura e o senso de justiça” do homenageado. Barboza destacou ações do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), como um fundo para gerir recursos recuperados pelo órgão. “Porto Alegre se sente honrada, e nós nos sentimos honrados” por outorgar o título de Cidadão a Saltz, disse o parlamentar.
O homenageado discursou sobre seu vínculo com a cidade, que começou na infância, quando passava férias na Capital para visitar seus avós. “Nesta cidade também cheguei ao topo da carreira na instituição que atuo. Nesta cidade realizei sonhos. Neste Porto Alegre fui e sou feliz, mas também chorei. No histórico Porto dos Casais ganhei um novo lar. E depois de tantos anos desta relação com a Capital a entendi como meu chão, assim como Uruguaiana, e, agora, com esta homenagem, oficializo esta relação que começou há 40, 50 anos”.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Desembargador Alberto Delgado Neto representou a instituição e parabenizou o homenageado. “É uma justa homenagem do município de Porto Alegre ao procurador Saltz pela sua carreira, sendo inclusive reconduzido esta semana pelo governador do Estado para mais um mandato. Trata-se de um homem público cujo trabalho é altamente reconhecido, e com o qual tivemos a oportunidade de atuar mais intensamente durante as enchentes, quando demonstrou uma sensibilidade profunda e uma ampla capacidade de gestão”. afirmou.