No Dia Internacional da Pesquisa Clínica, celebrado neste 20 de maio, o Instituto Ceos reforça a importância da realização de estudos na área da saúde para o avanço da medicina no mundo. Em visita ao Correio do Povo, o CEO e diretor de Pesquisa do instituto, o médico Paulo Pitrez, salientou ainda que busca consolidar Porto Alegre como um dos principais polos de estudos de pesquisa clínica no Brasil.
Lançado oficialmente no final de 2023, o Instituto Ceos nasceu com a missão de promover pesquisa, educação e inovação em saúde, conforme o CEO. A empresa tem sede no Tecnopuc e uma parceria com o Hospital Ernesto Dornelles (HED). A instituição foi fundada pelos médicos Paulo Pitrez e Willian Adami, e pelo administrador Ricardo Melo Bastos.
Os estudos clínicos abrangem diversas especialidades médicas, com ênfase em vacinas, novas terapias para doenças complexas, infecciosas, oncológicas e crônico-degenerativas. Atualmente, os principais estudos realizados pelo Instituto Ceos são nas áreas de pneumologia, cardiologia, gastroenterologia, oncologia, neurologia e dermatologia.
“Um grande gargalo da pesquisa clínica é que a população tenha conhecimento dos estudos em aberto. Eles podem ser a mudança na vida de alguém. Nossa missão é clara: salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de pacientes por meio da ciência. Queremos contribuir para que tratamentos inovadores estejam disponíveis a toda a população, inclusive via SUS”, afirmou o CEO.
Em seus pouco mais de dois anos de fundação, o Instituto Ceos conta com 58 protocolos de pesquisa clínica conduzidos (entre estudos para iniciar, em andamento e já concluídos), 73 médicos parceiros de diversas especialidades (investigadores principais e sub investigadores) e 14 colaboradores dedicados à área de pesquisa clínica.
Atualmente, o instituto está com 12 estudos com inscrições, todos eles sem custos de participação para os pacientes. Interessados podem entrar em contato através do site do Instituto Ceos.