
O que era para ser um momento de lazer terminou em tragédia na tarde do último sábado, 5, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, quando um carrinho elétrico utilizado para passeio dentro de um parque turístico caiu em um lago, provocando a morte de duas pessoas.
As vítimas foram identificadas como Natalino de Vargas Domeraski e Jane Beatriz da Silva Frohlich, ambos de 61 anos.
Como foi o acidente
O casal utilizava o veículo elétrico autoguiado para passear na área do Mátria Parque de Flores, conhecido como “O maior parque de flores das américas”. O acidente aconteceu por volta das 16h30min, interrompendo a visita ao complexo.
Legistas do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul fizeram os trabalhos iniciais no local do acidente e apreenderam o veículo para análise.
O lago tinha três 3,5 metros de profundidade, visibilidade quase nula e temperatura extremamente baixa no ponto em que as vítimas foram localizadas. O cenário foi descrito pelo Corpo de Bombeiros do município para explicar a dificuldade de resgate e o desfecho trágico do acidente.
O carro foi localizado a cerca de seis metros da margem, totalmente submerso, com uma das portas apoiada no fundo de barro.
Conforme informou a delegada Fernanda Aranha, responsável por conduzir o inquérito policial, o laudo da perícia é que vai apontar se houve, ou não, falha mecânica. Segundo a delegada, as circunstâncias do fato serão apuradas no curso do inquérito policial, incluindo a investigação de falhas técnicas, análise de imagens e depoimentos de testemunhas.
Parque diz que serviço era gerido por terceirizada
O serviço era gerido por uma empresa terceirizada, segundo o Parque. Após a morte do casal, a administração suspendeu a visitação no local e o serviço dos veículos autoguiados.
Em nota, o Parque expressou solidariedade às vítimas e disse que está prestando apoio às autoridades competentes para esclarecimento dos fatos.
“Reafirmamos que a segurança de nossos visitantes e colaboradores é um valor inegociável para o Mátria. Seguiremos atuando com responsabilidade e rigor, comprometidos com a constante revisão e aprimoramento de nossos protocolos. Como medida imediata, o passeio com os veículos elétricos autoguiados – administrados por empresa especializada e terceirizada – sairá de operação por tempo indeterminado. Em homenagem à memória das vítimas e em respeito ao luto de seus entes queridos, o Parque permanecerá fechado nesta segunda-feira, 7 de julho. Agradecemos a compreensão de todos”, afirmou em nota a administração do parque.
Despedida
O velório do casal ocorreu na noite de domingo. Eles foram sepultados na manhã desta segunda-feira, 7, no Cemitério Parque Memorial da Colina, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
Ainda em Cachoeirinha, a Escola Técnica Marechal Mascarenhas de Moraes, onde Jane trabalhava, decretou luto e divulgou um comunicado em que lamenta a morte da funcionário. A instituição de ensino permanecerá fechada nos três turnos ao longo do dia.
Fonte: Correio do Povo