O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) apresentou, neste primeiro semestre de 2025, números expressivos que evidenciaram a efetividade do trabalho da Brigada Militar nos 23 municípios sob sua responsabilidade. Foram retiradas de circulação 104 armas de fogo e 405 kg de entorpecentes. No período, a instituição realizou 2.288 prisões, dentro de um total de 39.548 ocorrências atendidas. Além disso, 220 foragidos da justiça foram capturados pelos policiais militares, que também apreenderam R$ 76.457,00 em espécie e 2.203 munições de diversos calibres.
O comandante regional, coronel PM Artur Marques de Barcellos, afirma que a redução nos principais indicadores criminais e o elevado número de prisões e apreensões resultaram da integração entre os órgãos de segurança pública, somada às estratégias de policiamento voltadas às demandas reais da comunidade e constantemente reavaliadas.
“A tecnologia e a inteligência, aliados à determinação e comprometimento dos efetivos do 2º BPAT e 8º BPM, levaram às maiores reduções de indicadores e elevada produtividade”, destaca o comandante.
Dentre os indicadores, chama a atenção o número de roubos a estabelecimentos comerciais: foram registradas apenas 13 ocorrências no primeiro semestre, considerando os 23 municípios da área de abrangência do CRPO Litoral. Em anos anteriores, esse número era significativamente maior — em 2016, por exemplo, foram contabilizados 209 casos no mesmo período.
Outro dado relevante é sobre o furto de veículos. O primeiro semestre de 2025 registrou o menor número já computado para este tipo de crime em toda a série histórica da região, representando uma redução de 28% em comparação com o primeiro semestre de 2024.
Marcel Horowitz/CP