Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sistema Fiergs doa kits de higiene, odontológicos e disponibiliza unidade móvel de saúde para Eldorado do Sul

O Sistema Fiergs, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), assina nesta sexta-feira um termo de cooperação com a prefeitura de Eldorado do Sul, Em resposta aos impactos causados pela enchente e à sobrecarga na rede pública de saúde | Foto: Camila Cunha/CP


O Sistema Fiergs oficializou, na manhã desta sexta-feira, a doação de kits odontológicos e de higiene, além de uma unidade móvel de saúde para moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, município duramente afetado por desastres climáticos desde maio de 2024. A entrega, na sede da Defesa Civil Municipal, inaugurada há cerca de um mês no bairro Centro Novo, teve a presença do presidente da Fiergs, Cláudio Bier, além do vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Giovani Bombeiro, bem como demais autoridades.

Os 500 kits para higiene bucal contam com escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante bucal, além de mais 365 kits, masculino, feminino e infantil, com itens a exemplo de sabonetes, papel higiênico, álcool em gel, absorventes, lenços umedecidos e fraldas. A prefeitura será responsável pela entrega das doações no centro humanitário, localizado no ginásio do bairro Loteamento.

Já a unidade móvel para serviços de atenção primária à saúde, com uma equipe da Prefeitura atuando e dois consultórios, está na rua Martinho Poeta, número 2024, bairro Picada, uma das áreas do município mais afetadas pelos desastres climáticos, e já começou a atuar nesta sexta-feira. Depois, os atendimentos serão de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. “Deslocamos esta unidade de outro local onde estava e trouxemos aqui para Eldorado do Sul em uma grande parceria. Acho que esta é nossa obrigação, já que temos o Sesi, braço social da indústria, e devemos auxiliar nestes momentos de problemas sérios pelos quais o município está passando”, disse Bier.

O vice-prefeito Giovani ressaltou que houve uma sensibilização do sistema para com a comunidade de Eldorado do Sul. “Eles foram atrás de uma unidade móvel para não deixa nosso município sem. Estas parcerias nos deixam muito felizes e satisfeitos, porque sabemos que não apenas com o poder público, mas podemos contar também com as empresas que estão sempre nos ajudando”, comentou ele. Além destas entregas, ainda haverá uma tenda móvel, também para atendimentos à saúde, dentro de um convênio firmado entre o Sistema Fiergs e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), porém seu local de instalação ainda está sendo definido.

Últimas Notícias