
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza hoje, às 20h, o concerto “Mestres do Cello”. Com regência de Lavard Skou Larsen e solos de Alexander Baillie, o concerto será no Complexo Cultural Casa da Ospa (Borges de Medeiros, 1501), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos estão à venda pela Sympla. A apresentação marca o encerramento do 27º Encontro de Violoncelos do RS, realizado pela Ufrgs desde segunda, 30 de junho e que tem encerramento nesta sexta.
O violoncelo será o grande protagonista do concerto da Ospa desde o primeiro momento, quando o palco da Sala Sinfônica será ocupado por uma orquestra de oito violoncelos para executar “Bachiana Brasileira nº 1”, famosa obra de Heitor Villa-Lobos (1887–1959), compositor brasileiro, violoncelista, arranjador e maestro. Composta em 1930, a peça é a primeira de uma série de nove “Bachianas Brasileiras” na qual a linguagem do compositor Johann Sebastian Bach se funde com a música popular brasileira. “A formação composta exclusivamente por violoncelos já era utilizada antes de Villa-Lobos, mas foi ele quem a consolidou de maneira tão marcante que, por exemplo, o naipe de violoncelos da Filarmônica de Berlim realiza até hoje concertos inteiros apenas com esse instrumento”, explica a professora do Departamento de Música da Ufrgs, Milene Aliverti, coordenadora do Encontro de Violoncelos do RS.
Na segunda obra do programa, toda a Ospa marcará presença no palco, mas a ênfase estará no violoncelista britânico Alexander Baillie, solista convidado a interpretar o “Concerto n° 1 para Violoncelo e Orquestra”, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906–1975). Escrita em 1959, é considerada uma das obras mais expressivas e desafiadoras do repertório para violoncelo. Alterna momentos de energia e virtuosismo com lirismo introspectivo, refletindo a intensidade emocional pela qual Shostakovich ficou conhecido.
Após intervalo, a Orquestra concluirá a apresentação com “Sinfonia nº 5” de Franz Schubert (1797–1828). Composta em 1816, quando Schubert tinha apenas 19 anos, a peça é descrita pelo maestro Lavard Skou Larsen como “maravilhosa e elegante” e marcada por uma “alegria melancólica”. Ao mesmo tempo em que Schubert reverenciava os mestres do Classicismo, em especial Mozart, já adentrava os primeiros domínios do romantismo.
Murilo Alves, violoncelista da OSPA, apresenta a palestra Notas de Concerto de hoje, às 19h, na Sala de Recitais, e pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para o concerto, ou pela transmissão ao vivo no YouTube da Ospa. Realizado desde 1999, o Encontro de Violoncelos do RS chegou a sua 27ª edição em 2025 com diversas atividades voltadas a estudantes e profissionais da música. O Centro Cultural da Ufrgs está sedia as atividades gratuitas, que ocorrem até hoje, incluindo oficinas, palestras, masterclasses, recitais e concertos. Já Coordenado pela professora Milene Aliverti, o Encontro possibilita que estudantes e profissionais possam se aperfeiçoar com professores que são referência no instrumento.
Fonte: Correio do Povo