Inadimplência entre pessoas físicas atinge novo recorde no estado, diz CDL POA

Índice atingiu 34,27% no RS e 34,84% em Porto Alegre

Economia. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O percentual de adultos com restrições em crédito, cheque ou protesto em abril abril chegou a 34,27% no RS e 34,84% em Porto Alegre — patamares recordes desde o início da série histórica, em fevereiro de 2022. É o que revela o levantamento da CDL Porto Alegre a partir da base de informações restritivas da Equifax | Boa Vista. 

É a quarta vez consecutiva que o índice estadual quebra seu próprio recorde. Na comparação com março, houve aumento de 0,21 ponto percentual no Estado e 0,38 ponto percentual na capital.

De acordo com estimativas baseadas no Censo 2022 do IBGE, são 2,94 milhões de CPFs negativados no RS e 374,5 mil em Porto Alegre. “O cenário permanece desafiador. A aceleração da inflação retira poder de compra dos salários dos trabalhadores, enquanto as taxas de juros elevadas encarecem o crédito e pressionam o orçamento das famílias”, analisa o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank. “Por outro lado, o mercado de trabalho aquecido e programas de estímulo do governo têm ajudado a mitigar um quadro que poderia ser ainda mais grave no curto prazo.”