
A Rede de albergues e abrigos de Porto Alegre acolheu quatrocentas e vinte e uma pessoas, entre a noite dessa quarta-feira e madrugada desta quinta, a maior ocupação desde o início da Operação Inverno, em vinte e nove de maio.
Conforme o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier, o aumento na procura pelos equipamentos do município se deve a uma série de fatores, entre eles, a implementação do horário estendido em dois abrigos emergenciais da Operação, localizados no Ginásio do Demhab e na Rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta. Desde a última semana, os locais funcionam das sete da noite às nove da manhã. Ao todo, quinhentas e vinte vagas são oferecidas para pernoite na Capital.
Conforme a prefeitura, outra medida que também contribui para aceitação da assistência, é o Transporte Solidário, serviço que realiza o deslocamento dos acolhidos até os três Centros POP da Capital durante o dia e, no fim da tarde, faz o trajeto inverso, levando-os de volta aos abrigos. O ônibus também circula nos albergues da rede.