Parte do comércio tem alta nas vendas no Dia das Mães, avalia Sindilojas POA

Ticket médio chegou a R$ 330 na Capital

Crédito: FreePik

O ticket médio de vendas para o Dia das Mães, em Porto Alegre chegou a R$ 330, muito próximo da estimativa inicial de R$ 365. A informação é do Sindilojas Porto Alegre com base em levantamento feito com lojistas associados que disseram ter vendido mais agora do que no último ano. Para 36%, as vendas se mantiveram iguais e 27% dos respondentes citaram uma redução. Outros 4% ainda não tinham os resultados.

Um dado que chamou a atenção foi o alto índice pela escolha das compras via cartão de crédito parcelado, com 72% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (12%). Pix à vista, com 5% e Pix parcelado, com 1% também foram citados. Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras direto em lojas físicas. Essa foi a escolha de 64%. Mas uma boa parcela ainda compra nos dois meios. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 36%. O canal online mais utilizado, dentre aqueles que compraram desta forma, foi: WhatsApp (52,8%), site (38,9%) e Instagram (8,3%).

Entre os produtos mais comercializados estão Pijamas (34,3%), Blusas (31,4%) e calças (22,8%) na linhs de vestuário. Entre cosméticos, perfumaria e produtos de higiene estão Perfumes (60%), Hidratantes (33,3%) e Shampoo (46,7%). Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a retomada do comércio com a data de dia das mães após as cheias, além do envolvimento sentimental com a data festiva, fez os lojistas terem aumento nas vendas.

“O levantamento realizado por nós mostra que neste ano, a data comemorativa – uma das mais fortes para o setor – tem o apelo da retomada. Outro ponto importante de se notar é como a preparação de uma vitrine bem montada chama a atenção e traz o cliente para dentro da loja”, argumentou Piva.