Um homem de 46 anos foi assassinado no interior da estação Anchieta da Trensurb, na zona Norte de Porto Alegre. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu e acabou morrendo no hospital. O caso foi registrado na noite de terça-feira.
De acordo com a Brigada Militar, a vítima trabalhava como segurança de uma central atacadista na região e teria discutido com outro homem momentos antes do crime. Por volta das 19h15min, quando o trabalhador já havia saído do turno e aguardava o trem de volta para casa, foi abordado por um grupo de seis agressores na plataforma.
Também segundo informações da BM, o homem foi alvo de socos, chutes e de pelo menos três golpes de faca. Os criminosos fugiram em um Audi branco na direção da avenida Sertório. Até o momento desta publicação, ninguém havia sido preso.
Alguns policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) tentaram reanimar o vigilante, mas ele sofreu uma parada cardíaca durante o procedimento. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participou da ocorrência e encaminhou a vítima ao Hospital Cristo Redentor, onde foi constatado o óbito.
Leia a nota da Trensurb
A Trensurb lamenta profundamente o episódio de violência ocorrido na noite de terça-feira, 13 de maio de 2025, na Estação Anchieta.
Por volta das 19h08, a vítima chegou à estação acompanhada de colegas de trabalho. Às 19h13, iniciaram-se as agressões por um grupo de seis indivíduos na plataforma. Um minuto depois todos os agressores saíram do sistema.
A Trensurb esclarece que a central de segurança detectou a briga na plataforma da Estação Anchieta pelo sistema de videomonitoramento (CFTV) da Trensurb. Imediatamente, os seguranças da empresa que se encontravam na estação foram acionados e prestaram os primeiros atendimentos à vítima. Seguranças de apoio também foram deslocados para o local.
A Trensurb informa também que dispõe de equipes de segurança em suas estações, incluindo Anchieta. No momento do ocorrido, os agentes de segurança da Trensurb agiram prontamente. Dada a rapidez e a violência da agressão perpetrada pelo grupo, e a subsequente evasão dos suspeitos, não foi possível a contenção. A Brigada Militar e o SAMU foram imediatamente acionados, e a vítima foi removida com vida pelo SAMU para o Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre.
A Estação Anchieta é equipada com sistema de monitoramento por câmeras de segurança. Todo o incidente foi registrado e as imagens serão integralmente disponibilizadas às autoridades policiais, que conduzem a investigação para a completa elucidação dos fatos e identificação dos responsáveis. Informamos que, até o momento, quatro suspeitos já foram identificados pelas autoridades competentes.
A Trensurb prima pela segurança de suas operações, por meio da presença de agentes de segurança, monitoramento por câmeras 24 horas e estreita colaboração com os órgãos de segurança pública. Nossos protocolos de segurança são periodicamente aprimorados.
A Trensurb está à disposição para prestar o apoio necessário e colaboração irrestrita com as autoridades na apuração dos fatos.
A Trensurb reitera seu repúdio a qualquer forma de violência e seu compromisso com a segurança de seus usuários e empregados.