Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Ciclone extratropical que reforça onda de frio intenso se afasta da costa gaúcha

Brutal onda de frio no Rio Grande do Sul | Foto: Pedro Piegas/CP

A atuação de um ciclone extratropical na região do Atlântico Sul reforça, desde a última terça-feira, a atuação do ar polar, ampliando a onda de frio no Rio Grande do Sul. O sistema, que não chega a ser profundo e apresentava pressão central por volta de 1000 hectopascais (hPa), de acordo com a MetSul Meteorologia, com tendência de afastamento da costa continental gaúcha no sentido sudeste, faz com que as marcas nos termômetros sejam extremamente baixas.

Fez -7,3ºC na última terça-feira na estação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) no município de Sant’Ana do Livramento, na Campanha, e -9ºC em Pinheiro Machado, no Sul, nesta quarta. De maneira habitual, ainda de acordo com a MetSul, ciclones impulsionam ar seco e garantem dias seguidos de tempo firme e com a atmosfera seca, fazendo com que a segunda metade desta semana seja de muito frio, mesmo com esta massa de ar enfraquecendo rapidamente.

Com isto, haverá grande amplitude térmica, com madrugadas geladas e de geada, enquanto as tardes nos próximos dias serão de marcas amenas e inclusive agradáveis. O ar muito seco, e temperatura maior em altitude, trará também grandes diferenças de marcas nos termômetros entre microclimas, inclusive dentro de um mesmo município. Com efeito, as mínimas podem ser de 5ºC a 10ºC menores em áreas de baixadas, na relação com pontos mais altos, mesmo a centenas de metros de distância.

Ainda nesta quarta, dezenas de cidades gaúchas registraram marcas abaixo de zero, com destaques para São José dos Ausentes, com -6,8ºC, Soledade (-6,1ºC), André da Rocha (-5,4ºC), Monte Alegre dos Campos (-5,2ºC), Getúlio Vargas (-5,1ºC) e Pedras Altas (-5,0ºC). Sant’Ana do Livramento não superou a marca baixíssima da véspera, anotando a temperatura de -4,7ºC. Em Porto Alegre, fez 2,9ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no bairro Jardim Botânico. No Rio Grande do Sul como um todo, conforme a MetSul, este é o 27º dia consecutivo de mínimas negativas.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias