
A água recuou nesta quarta-feira em Canoas, na Região Metropolitana, mas a cidade ainda tem pontos de inundação. O comportamento dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos e do Guaíba segue sob análise e monitoramento da Secretaria da Defesa Civil e Resiliência Climática, que também promove rondas nas áreas mais vulneráveis. A chuvarada do último final de semana não resultou em novos desalojados nem desabrigados, e, inclusive, o número de pessoas fora de casa diminuiu.
De acordo com a prefeitura de Canoas, o município registra 13 famílias desabrigadas, sendo todas oriundas do o Beco Irmãos Rizzo, na rua Berto Círio, no bairro São Luís. Antes disso, há pouco mais de uma semana, segundo a gestão, 48 famílias da mesma localidade estavam desabrigadas.
Os desabrigados estão no Centro Esportivo São Luís, na rua Engenheiro Rebouças. Ali, são oferecidas refeições, atendimento médico e suporte das equipes de acolhimento.
O Beco Irmãos Rizzo é considerado uma das áreas mais afetadas de Canoas, e o lugar continua bastante alagada. Ali, a maior parte da rede elétrica era irregular e, por questões de segurança, desligada através da RGE.
O Beco Irmãos Rizzo, é uma área que já foi congelada pela prefeitura de Canoas. Segundo o Executivo Municipal, todos os moradores foram cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e serão removidos a outros locais.
Correio do Povo