Prefeitura de Porto Alegre reforça rede de saúde para enfrentar doenças respiratórias

Foi autorizada a contratação temporária de 136 profissionais da saúde para auxiliar na Operação Inverno 2025

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

Com o aumento dos casos de doenças respiratórias típicas do inverno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre iniciou a Operação Inverno 2025. O plano amplia a capacidade de atendimento da rede pública entre os meses mais frios, com foco em leitos hospitalares, vacinação, atendimento em unidades de saúde e ações voltadas a públicos vulneráveis. Para reforçar o atendimento durante o período de maior demanda, foi autorizada nesta segunda-feira, a contratação temporária de 136 profissionais de saúde.

O plano foi estruturado com base na experiência do inverno de 2024, marcado pela enchente e epidemias de dengue e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as principais ações, destacam-se a abertura de unidades de saúde nos fins de semana e feriados, reforço na vacinação contra gripe e covid-19, mediante o envio de doses pelo Ministério da Saúde, com iniciativas em domicílio, escolas e abrigos.

No atendimento hospitalar, a SMS prevê a expansão de 55 leitos extras, sendo 37 para enfermaria adulto (Hospital Vila Nova e Restinga), 10 para UTI pediátrica (Hospital Vila Nova), oito para enfermaria e emergência pediátrica (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas). Os leitos clínicos adulto do Hospital Vila Nova começarão a operar nesta quarta-feira. Adicionalmente, será criada uma agenda específica para exames de raio-x de tórax, com um incremento de 4 mil exames por mês para agilizar o diagnóstico de doenças respiratórias.

Investimento

O investimento para a Operação Inverno será de R$ 13,3 milhões, provenientes de recursos municipais e federais. “Apesar de apelos e esforços para envolver o Governo do Estado na manutenção integral da Operação Inverno, especialmente diante da crescente demanda por leitos clínicos, não tivemos apoio concreto”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Mais profissionais

Na contratação temporária de 136 profissionais de saúde, estão 81 técnicos em enfermagem, 23 enfermeiros, 14 auxiliares de farmácia, além de farmacêuticos, biomédico, fisioterapeutas, médicos emergencistas, técnicos em laboratório e um técnico em nutrição e dietética.

“Todas as medidas adotadas refletem o empenho da secretaria em proteger a população diante de um cenário crítico e desafiador. São ações excepcionais e temporárias para reforçar nossa capacidade de resposta frente ao aumento das doenças respiratórias e à sobrecarga nos serviços. Estamos mobilizando todos os recursos possíveis, apesar da crise financeira que assola os municípios da região metropolitana, para garantir um atendimento qualificado e ágil”, diz Ritter.

Indicadores

Outro foco da operação é o reforço no cuidado à população em situação de rua, com ampliação do horário das equipes dos Consultórios na Rua, vacinação e testagem para tuberculose. O plano também engloba o monitoramento em tempo real dos indicadores de internação e exames por meio dos sistemas municipais, bem como a intensificação da busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios ou baixa adesão vacinal.

Cronograma

Abertura de unidades de saúde aos finais de semana e feriado por 28 dias

A partir de 1º de junho: quatro sábados e cinco domingos e feriado de Corpus Christi (dia 19)
Julho: quatro sábados e quatro domingos
Agosto: cinco sábados e cinco domingos

*Apenas sábados: US Passo das Pedras I, US Ramos, US Farrapos, US Chácara da Fumaça, US Panorama, CF Tristeza, US Lami, CF Modelo e CF Primeiro de Maio

*Sábados, domingos e feriado: US Assis Brasil, US São Carlos, US Bom Jesus, CF José Mauro Ceratti, CF Moab Caldas e Consultório na Rua Centro

Abertura de leitos por 122 dias

Hospital Vila Nova – 22 leitos clínicos adulto (15 de maio) e 10 leitos UTI pediátrica (26 de maio)
Hospital da Restinga e Extremo-Sul – 15 leitos clínicos adulto (data a definir)
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – oito leitos, sendo quatro de emergência e quatro de enfermaria (data a definir)