O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) promove, nesta segunda-feira, 12, o Fórum de Transporte e Logística do Rio Grande do Sul, como parte do movimento Cumpra-se a Lei. O encontro, que terá início às 13h59, será realizado na sede da entidade, localizada na Av. São Pedro, 1420 – Porto Alegre/RS, e reunirá autoridades, empresários e lideranças setoriais para discutir desafios críticos que impactam diretamente a operação do transporte rodoviário de cargas (TRCL).
Entre os nomes já confirmados para o evento estão o vice-governador do Estado, Gabriel Souza; o deputado federal Luciano Zucco e o deputado estadual Gustavo Victorino, que tem se destacado na Assembleia Legislativa em defesa das demandas do setor de transportes.
Também marcarão presença figuras com vasta experiência política, como o ex-governador Germano Rigotto, o ex-deputado federal Jerônimo Goergen e o ex-vice-prefeito de Porto Alegre Ricardo Gomes, todos atualmente atuando como assessores políticos do SETCERGS. O setor empresarial será representado pelo presidente da Federasul, Rodrigo Fernandes, e a mediação ficará a cargo do jornalista e vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto.
“Hoje enfrentamos dificuldades quase insustentáveis para trabalhar. A lei das 11 horas é um bom exemplo disso. Estamos cumprindo a legislação, mas todos os atores precisam ser responsabilizados, desde os embarcadores até os destinatários, e não apenas o transportador, que está exposto nas estradas”, destacou o presidente do SETCERGS, Delmar Albarello.
Entre os temas que serão discutidos no fórum estão a jornada de 11 horas para motoristas, a infraestrutura das estradas para garantir segurança em paradas noturnas, além das responsabilidades dos embarcadores e destinatários no cumprimento da legislação, questões que impactam diretamente a segurança e a eficiência do setor de transporte rodoviário de cargas.