Suspeito de esconder fuzis e pistolas de grupo criminoso no forro de casa é preso em Venâncio Aires

Armamento de grosso calibre foi localizado em ação da 3ª Cia Operacional do 23º BPM | Foto: BM / CP

Um homem de 25 anos foi preso por esconder armas de grosso calibre no interior de casa, em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a Brigada Militar, a residência era utilizada como depósito de uma facção. O caso ocorreu na noite de sexta-feira, mas foi divulgado na manhã deste sábado.

Tudo começou quando a corporação recebeu denúncias anônimas sobre um morador do bairro Santa Tecla que cedia um imóvel, às margens de uma rodovia, para uso de um grupo criminoso. O Serviço de Inteligência apurou os relatos e uma guarnição da 3ª Cia Operacional do 23º BPM foi enviada para averiguar a situação no local.

O suspeito recebeu os policiais na porta de casa, por volta das 20h, e disse que “apenas fumava maconha para consumo próprio”. Ele, porém, negou que atuasse como comparsa de traficantes e, com expressão de serenidade no rosto, consentiu que buscas fossem realizadas.

Conforme os PMs que atuaram na ocorrência, o sujeito só perdeu a calma quando, em um dos cômodos, as diligências revelaram um compartimento oculto no forro do teto. O esconderijo acumulava munições e armas de diversos calibres, inclusive peças de alta letalidade e que costumam ser empregadas por exércitos em guerra.

Foram apreendidos três fuzis, sendo dois .556 e um .762, cada um avaliado em até R$ 65 mil no mercado ilegal. Além disso, também havia ali duas espingardas calibre 12, um revólver, cinco pistolas .9 milímetros, um simulacro de pistola, carregadores e um colete balístico.

O homem, que não tinha antecedentes policiais, foi autuado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e preso em flagrante. A suspeita é que ele guardava o arsenal por ordem de uma organização criminosa com base no Vale do Sinos, mas que também criou ramificações em Venâncio Aires.

“A ação reforça o empenho da BM no enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade, contribuindo para a segurança e tranquilidade da comunidade venâncio-airense”, pontuou o comandante da 3ª Cia Operacional do 23º BPM, capitão Maicon Barbosa Crumenauer.