Três suspeitos de integrar a facção do detento conhecido como Tiago Pequeno, 42 anos, foram presos em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. O caso ocorreu na quinta-feira, horas após Pequeno ter sofrido uma tentativa de assassinato dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
A Brigada Militar suspeita que o trio atuaria como guarda-costas de Pequeno no Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre, onde ele permanece internado desde o ataque. O estado de saúde dele é considerado estável.
Os homens detidos em Cachoeirinha tem 24, 27 e 21 anos. Todos eles somam antecedentes por tráfico de drogas e roubo, entre outros crimes, sendo que um deles ainda responde por dois homicídios.
De acordo com a polícia, os comparsas de Pequeno guiavam um veículo roubado na avenida General Flores da Cunha, no bairro Bom Princípio, quando, por volta das 20h, foram abordados por uma guarnição do 26º BPM.
Houve a apreensão de três pistolas calibre 9 milímetros de uso restrito, além de carregadores, coletes balísticos, balaclavas e luvas.
Não é descartado que o trio quisesse resgatar Pequeno do hospital. Contudo, segundo a polícia, essa tese seria pouco provável devido ao tipo das armas apreendidas, que não eram de grosso calibre, ou seja, de uso incomum para ações do gênero.
Ataque na Pasc
Tiago Pequeno foi atacado às 8h11min de quinta-feira a golpes de estoques e chutes. Conforme as autoridades penitenciárias, o crime ocorreu em um pátio de sol da Pasc.
Teria havido um desentendimento entre os detentos, e outro preso, de apelido Bilu, teria atacado Pequeno com um estoque, desferindo golpes em seu pescoço.
Um terceiro apenado, de apelido Xuxa, teria dado vários chutes em Pequeno após este cair no chão.
No último dia 18 de abril, Tiago Pequeno, considerado um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Sul, foi preso em Xangri-Lá, no Litoral Norte, por agentes da Polícia Civil. A captura ocorreu após semanas de monitoramento ininterrupto, que identificou os locais de circulação e ocultação utilizados pelo foragido entre a região litorânea e a Serra gaúcha.