Três regiões do RS podem registrar inundações e cheias de rios até esta sexta

Volumes em diversas cidades devem ficar entre 100% e 200% da média histórica de precipitação do mês inteiro em apenas 48 horas

Três regiões do RS devem ter chuva excessiva até esta sexta-feira | Foto: Fabiano Amaral/CP Arquivo

A chuva já chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. E em pelo menos três regiões a precipitação deve ter um volume excessivo, com possibilidade de alagamentos e inundações, inclusive com risco de cheias de rios até esta sexta. A MetSul Meteorologia alerta para os municípios do Oeste, Centro e Campanha.

Conforme a MetSul, os volumes podem ser extremos, a ponto de em diversas cidades ficar entre 100% e 200% da média histórica de precipitação do mês inteiro em apenas 48 horas. Os acumulados de chuva podem ficar acima de 100 mm até a manhã. As marcas, no entanto, podem até atingir 250 mm em alguns pontos do território gaúcho.

Uma frente quente atua no Rio Grande do Sul e é responsável por concentrar os maiores volumes de chuva no Oeste, na Campanha e parte do Sul. O Oeste do estado, em especial, poderá ter acumulados de precipitação muito altos ao longo desta quinta-feira com registros de 50 mm a 100 mm em vários pontos e marcas acima de 100 mm em algumas localidades.

Nesta sexta, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e tende a ganhar muita força ao se deslocar pelo Estado, deixando volumes de chuva muito altos e excessivos em várias cidades. Somente nesta sexta-feira, alguns municípios podem ter acumulados de chuva de 100 mm a 200 mm.