
O prefeito de Alvorada, Douglas Martello, decretou situação de emergência em saúde pública na cidade em razão do crescente avanço de casos de dengue no município. Até esta quarta-feira, o município contabiliza 942 casos confirmados da doença e 2.497 notificações de dengue. O decreto autoriza a adoção de medidas imediatas para conter a epidemia, como contratações emergenciais, aquisição ágil de insumos e reorganização da rede de atendimento.
Como primeira ação, a prefeitura junto à secretaria de saúde vai ampliar, a partir da próxima segunda-feira, o horário de atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acolher exclusivamente pacientes com sintomas de dengue. As UBSs Piratini, Algarve, Campos Verdes e PAM-8 passarão a funcionar até as 20 horas.
A medida integra a Frente de Atendimento em Saúde no Enfrentamento à Dengue, estratégia emergencial da Secretaria Municipal de Saúde que busca acelerar o diagnóstico, iniciar o tratamento precoce e aliviar a pressão sobre os serviços de saúde.
“O decreto nos dá mais agilidade para dar uma resposta à situação. E essa ampliação nas UBSs é fundamental para garantir atendimento rápido, evitar complicações e proteger a população”, afirmou o prefeito. O secretário municipal de Saúde, Jacson Renato, também destacou o papel da população no enfrentamento da epidemia.
“Estamos intensificando as ações em campo, mas cada morador precisa fazer a sua parte, cuidando do seu quintal e denunciando focos do mosquito. Essa mobilização conjunta salva vidas.” A Secretaria de Saúde alerta que os primeiros sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele e cansaço. Ao identificar sinais, o paciente deve procurar uma das UBSs com horário estendido.
Denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo telefone (51) 3411-8016 ou pelo site alvorada.atende.net.